Classe hospitalar: práticas pedagógicas desenvolvidas com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Thais Paes Custódio UFMT
  • Milene Bartolomei Silva

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i20.34
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Palavras-chave:

Classe hospitalar, Práticas pedagógicas, Formação Acadêmica

Resumo

A classe hospitalar é um dos campos de atuação que estão disponíveis para os pedagogos. Entretanto, durante o processo de formação, os acadêmicos recebem poucas informações acerca dessa área de trabalho ou até mesmo a desconhecem, o que interfere nas futuras atividades educacionais. Frente ao exposto, o objetivo deste trabalho foi buscar informações acerca do processo de formação e das práticas pedagógicas desenvolvidas por profissionais da Educação que atuam na classe hospitalar de um hospital público em Campo Grande/MS. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi utilizada uma metodologia qualitativa com os profissionais que atuam nas classes hospitalares do referido hospital. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, elaboradas a partir de um questionário semiestruturado (o que permite ao entrevistado expressar-se com mais liberdade). Os resultados apresentados indicam formas de atuação e boas práticas e podem contribuir para o levantamento de novos questionamentos e, consequentemente, para a promoção de novos estudos e pesquisas no que se refere às classes hospitalares.

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Referências

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Publicado

2019-07-12

Como Citar

CUSTÓDIO, T. P.; SILVA, M. B. Classe hospitalar: práticas pedagógicas desenvolvidas com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 11, n. 20, p. 163–180, 2019. DOI: 10.31639/rbpfp.v11i20.34. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/34. Acesso em: 18 abr. 2024.