https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/issue/feed Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores 2022-05-09T14:27:10+00:00 José Jardilino rbpfp@revformacaodocente.com.br Open Journal Systems <div class="home-box"> <p>A "Formação Docente" – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, publicação digital sob a responsabilidade editorial do Grupo de Trabalho- GT "Formação de Professores" (GT08), da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), em coedição com a Editora Autêntica.</p> </div> https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/579 Apresentação Formação de professores, perdas y danos: 2022-04-26T16:36:51+00:00 José Rubens Lima Jardilino jrjardilino@gmail.com <p>A Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria com Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao primeiro quadrimestre de 2022 - número 29, do volume 14 (janeiro – abril) de 2022.</p> 2022-04-16T14:19:12+00:00 Copyright (c) 2022 José Rubens Lima Jardilino https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/566 O Processo de construção da BNC-Formação a partir de seu contexto de influência 2022-05-06T18:35:31+00:00 Carolina Caporal Dantas COSTA ccaporal_@hotmail.com Suzane da Rocha Vieira GONÇALVES suzanevieira@gmail.com <p>Este artigo busca contribuir para a análise da Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) a partir da abordagem do ciclo de políticas e da pesquisa qualitativa. Destaca-se que para a escrita nos atentamos diretamente na análise do seu contexto de influência, apresentada como política educacional neoliberal e evidenciando um projeto político ancorado em concepções gerencialistas de Estado. Ao considerar a pesquisa qualitativa enquanto elemento principal da construção do caminho metodológico para análise de políticas públicas, busca-se tecer significações acerca de como unir a pesquisa qualitativa a abordagem do ciclo de políticas. É notável como a pesquisa qualitativa, a abordagem do ciclo de políticas e análise de documentos de política educacional são intrínsecas à uma análise comprometida com uma compreensão crítica e aprofundada da realidade e que busque romper com uma visão linear e fechada das políticas educacionais.</p> 2022-04-16T14:23:05+00:00 Copyright (c) 2022 Carolina Caporal, Suzane da Rocha Vieira Gonçalves https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/504 O desenvolvimento profissional docente em diálogo com as concepções teóricas de pierre bourdieu: a constituição do habitus profissional no ensino de história 2022-05-06T18:43:11+00:00 Leonardo Lopes de FREITAS leonardolfr@gmail.com André Luiz Sena MARIANO senamariano@gmail.com <p>Este artigo objetiva compreender aspectos do desenvolvimento profissional docente tentando relacioná-lo com ao conceito de <em>habitus </em>proposto por Bourdieu. Participaram do estudo professoras graduadas em Pedagogia e atuantes no ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental. O texto procura explorar os condicionantes associados as escolhas, experiências e costumes que cercam o cotidiano escolar e formativo das participantes da pesquisa. Procura ressaltar os elementos estruturantes da prática pedagógica que vão para além do capital cultural institucionalizado, tentando mostrar que, apesar de as professoras estarem submetidas a um mesmo percurso formativo, os determinantes da prática acabam obedecendo a uma dimensão subjetiva, ou seja, cada uma apresenta fontes e formas próprias para a formação do seu <em>habitus</em> profissional e para a organização de sua prática profissional.</p> 2022-04-16T14:31:38+00:00 Copyright (c) 2022 André Luiz Sena Mariano, Leonardo Lopes de Freitas https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/554 Implicações de uma comunidade de aprendizagem ao desenvolvimento profissional docente de professoras da educação infantil em tempos de pandemia 2022-05-06T18:51:36+00:00 Thaís De Oliveira da SILVA tatahago18@gmail.com Rita Buzzi RAUSCH ritabuzzirausch@gmail.com Cleide dos Santos Pereira SOPELSA csopelsa@furb.br <p>No ano de 2020, devido à pandemia, as instituições de educação tiveram que se reinventar para dar continuidade às propostas formação de professores. O presente artigo tem por objetivo compreender as implicações de uma comunidade de aprendizagem em tempos de pandemia ao desenvolvimento profissional docente de professoras de um Centro de Educação Infantil do município de Gaspar, Santa Catarina. O estudo fundamenta-se em Nóvoa (1992), Garcia (1999), Gatti (2008), Imbernón (2009), dentre outros. Trata-se de pesquisa qualitativa, cujos dados, gerados por meio de entrevistas semiestruturadas individuais e grupo de interlocução, apontaram para: ampliação de saberes docentes; reflexões sobre a prática educativa em tempos de pandemia; amenização dos dilemas da prática no retorno das aulas presenciais; mudanças na prática docente; e continuidade no processo de formação. Espera-se, com esta pesquisa, ampliar as reflexões acerca da potência de processos formativos colaborativos.</p> 2022-04-16T14:34:37+00:00 Copyright (c) 2022 Thaís De Oliveira Da Silva, Rita Buzzi Rausch https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/509 Análises de pesquisas envolvendo a articulação entre comunidades de prática e formação de professores de química 2022-05-06T18:55:33+00:00 Flávia Cristiane Vieira da SILVA flavia.cristianevs@gmail.com Jakson Carlos Lins LEITE jakson.lins@hotmail.com <p>Investigamos trabalhos científicos envolvendo a articulação entre Comunidades de Prática (CoPs) e a formação de professores de Química. Fizemos um recorte temporal de 5 anos (2015-2020), para identificar como os aspectos teóricos e metodológicos das CoPs são ressignificados em tais pesquisas. Para tal, caracterizamos como as pesquisas discutem e ressignificam o engajamento, repertório compartilhado e projeto conjunto. Da análise, foi possível identificar que as comunidades de prática são compreendidas como possíveis espaços de formação docente. De maneira geral, acreditamos que a formação a partir das CoPs pode contribuir para construção dos diferentes saberes docentes, construídos a partir do engajamento e participação.</p> 2022-04-16T14:38:52+00:00 Copyright (c) 2022 Flávia Cristiane Vieira da SILVA, Jakson Carlos Lins LEITE https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/506 A presença da educação literária na formação inicial de pedagogos(as): contribuições de um componente curricular 2022-05-06T19:01:57+00:00 Stéfane de Almeida dos SANTOS stefanemsp@hotmail.com Marineuma de Oliveira Costa CAVALCANTI marineumaoliveira@gmail.com <p>O presente trabalho parte da experiência de monitoria acadêmica vivenciada no componente curricular Língua e Literatura da graduação em Pedagogia vinculada à Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Com isso, o objetivo consiste em verificar os efeitos do referido componente na formação de graduandos e graduandas em Pedagogia do Centro de Educação (CE/UFPB). Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa com oito estudantes que cursaram o componente, por meio de um questionário <em>on-line</em> como instrumento. Além disso, apoiamo-nos nos pressupostos teóricos de Aguiar (2001); Bordini e Aguiar (1988); Candido (1995); Freire (1996); Reyes (2012); Saldanha e Amarilha (2018), dentre outros. Sendo assim, os resultados obtidos revelaram que o desenvolvimento do componente durante março a julho de 2021 garantiu a presença de uma educação literária na formação inicial dos estudantes, pois agregou repertório teórico e metodológico que servirão de base para a atuação docente na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.</p> 2022-04-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Stéfane de Almeida dos Santos, Marineuma de Oliveira Costa CAVALCANTI https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/569 A educação e seus desafios em tempos de isolamento social: reflexos em uma turma do curso de licenciatura integrada da UFPA 2022-05-09T14:27:10+00:00 Jose Erildo Lopes JUNIOR juniormat2003@yahoo.com.br Tatiana FACCIO tatioca_6@hotmail.com Marcos Fabrício Ferreira PEREIRA marcosfabriciofp@gmail.com <p>A proposta discutida ao longo deste artigo oferece possibilidades para um aprofundamento teórico e metodológico de assuntos relativos aos anos iniciais do ensino fundamental para propor, produzir materiais e realizar atividades de ensino de matemática mediadas pela pesquisa da área. Por isso, tem como objetivo refletir sobre as possibilidades de exploração dos conhecimentos adquiridos nas oficinas, tendo em vista seu uso em futuras experiências de sala de aula, como docente. Quanto aos procedimentos metodológicos, nos apoiaremos na organização de discussões de temas de matemática que podem emergir das atividades e materiais didáticos propostos para a realização de oficinas didáticas, estabelecendo relações entre os conteúdos explorados nas atividades. A avaliação do desempenho dos alunos terá como base a mensuração do conjunto de atividades desenvolvidas em sala de aula e a apresentação das oficinas. Ao final, cada aluno elaborou um relatório relatando o que fez e o que aprendeu.</p> 2022-04-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Jose Erildo Junior, Tatiana Faccio, Marcos Fabrício Ferreira Pereira https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/515 Professores, escola e currículo constituindo o percurso de uma disciplina 2022-05-06T19:14:27+00:00 Patrícia Aparecida BIOTO patcavalcanti1@gmail.com Rosiley Aparecida TEIXEIRA rosileyteixeira@uol.com.br <p>O objetivo deste artigo é analisar a constituição da disciplina Teorias do Currículo de um Programa de Pós-graduação em Educação em uma universidade paulistana. Problematiza o percurso da disciplina via os estudos sobre as teorias do currículo, que se dava por enquadramentos e classificações das mesmas, e via leituras da história cultural. Interroga as possibilidades de se fazer uma teoria do currículo que incorpore leituras a partir da compreensão e do significado da escola moderna, permitindo que a disciplina (Teorias do Currículo) avance tanto em seus aspectos conceituais quanto nos da escolarização da infância e (em) seus aparatos. O texto foi construído segundo uma metodologia bibliográfica usando os autores e obras que compuseram a disciplina. Pode-se afirmar que a incorporação de leituras corolárias da teoria da forma escolar moderna ofereceram a disciplina e ao entendimento sobre o currículo nela construída a possibilidade de uma virada interpretativa.</p> 2022-04-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Patrícia Aparecida Bioto Cavalcanti, Rosiley Ap. Teixeira https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/500 Inovação pedagógica e currículo nos projetos político-pedagógicos em cursos de formação de professores/as 2022-05-06T19:18:38+00:00 Elena Maria Billig MELLO profelena@gmail.com Adriana da Silva BIAVASCHI feredri2002@gmail.com <p>Este artigo apresenta uma investigação acerca dos projetos político-pedagógicos de cursos (PPPC) presenciais na formação de professores/as de uma universidade pública federal. O estudo objetivou investigar as perspectivas de inovação pedagógica, no que se refere ao currículo, nos PPPCs das licenciaturas. A pesquisa está firmada em uma abordagem qualitativa e de estudo documental em dezoito PPPCs das licenciaturas como fonte para coleta de dados. Para a análise dos achados utilizou-se a Análise de Conteúdo. Os resultados revelam que 66,7% dos currículos são potencialmente permeados por elementos de inovação pedagógica; no entanto, em 33,3% esses aspectos ainda aparecem de forma incipiente, principalmente no que se refere à promoção de espaços de participação dos diferentes segmentos da Instituição e em relação à acessibilidade pedagógica. Aponta-se a reestruturação iminente e contínua desses currículos, com vistas ao fazer coletivo e à valorização dos contextos locais.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> 2022-04-16T14:53:56+00:00 Copyright (c) 2022 Elena Maria Billig Mello, Adriana da Silva BIAVASCHI https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/532 As contribuições do professor supervisor para a construção da identidade docente de licenciandos em ciências biológicas 2022-05-06T19:26:31+00:00 Matheus dos Santos REIS msreis.lbi@uesc.br Viviane Borges DIAS vbdias@uesc.br <p>A pesquisa objetivou compreender como os saberes da experiência do professor supervisor (PS) contribuem com a construção da identidade docente de licenciandos em Ciências Biológicas durante o período do Estágio Curricular Supervisionado (ECS). O estudo é de caráter qualitativo. Participaram da pesquisa catorze licenciandos, e o instrumento de coleta de dados foi o questionário.&nbsp; Os dados foram analisados segundo a técnica de análise do conteúdo proposta por Lawrence Bardin. Os resultados indicam que a participação do PS na construção da identidade docente do licenciando não se restringe a aspectos relacionados à prática docente, no momento do ECS. Esta colaboração vai além, pois o estagiário tem contato com as dimensões científica/técnica, política, ética e estética da profissão. Nesse sentido, entendemos que os cursos de formação inicial devem dar especial atenção às discussões que problematizem as condições do trabalho docente e estimulem a valorização do PS.</p> 2022-04-16T14:55:47+00:00 Copyright (c) 2022 Matheus dos Santos Reis, Viviane Borges Dias