https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/issue/feed Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores 2021-12-06T18:02:02+00:00 José Jardilino jrjardilino@gmail.com Open Journal Systems <div class="home-box"> <p>A "Formação Docente" – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, publicação digital sob a responsabilidade editorial do Grupo de Trabalho- GT "Formação de Professores" (GT08), da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), em coedição com a Editora Autêntica.</p> </div> https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/558 “Marli André – a pesquisa qualitativa em educação e formação de professores” 2021-12-06T18:02:02+00:00 Joana P Romanowski joana.romanowski@gmail.com Marcia de Souza Hobold marcia.hobold@ufsc.br Laurizete Ferragut Passos laurizetefer@gmail.com <p>Ap´resentação de numero temático</p> 2021-12-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Joana P Romanowski; Marcia de Souza Hobold, Laurizete Ferragut Passos https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/535 Grupos de pesquisa e a função orientadora. Entrevista com a professora Marli André (in memoriam, 1944-2021) 2021-12-06T17:43:37+00:00 Lucidio Bianchetti lucidiob@gmail.com <p>Entrevista realizada com a professora Marli André.</p> 2021-12-01T13:16:57+00:00 Copyright (c) 2021 Lucidio Bianchetti https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/557 Notas do debate com Marli André sobre “Campo de Pesquisa na Formação de Professores” 2021-12-06T17:43:40+00:00 José Rubens Lima Jardilino jrjardilino@gmail.com <p>Editorial</p> 2021-12-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 José Rubens Lima Jardilino https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/544 Reverberações da nossa Estrela Marli André 2021-12-06T17:43:38+00:00 Menga Lüdke menga@puc-rio.br <p>A carreira de nossa querida Marli André, como professora e pesquisadora, se desenvolveu com uma pujança crescente, sustentada pelos múltiplos talentos, que ela sempre manteve ativos no estudo dos problemas que cercam nossa educação. São muitos os aspectos aos quais sua contribuição efetiva ajudou a esclarecer e a propor sugestões para sua melhoria. Para este dossiê, ao lado da colaboração de queridos colegas, procurei focalizar alguns dos aspectos nos quais estivemos mais próximas, sendo que sempre caminhamos por uma esteira comum, de princípios e valores, profissionais e pessoais, sobre a base de uma grande amizade, desde que foi minha aluna em seu curso de mestrado.</p> 2021-12-01T13:12:49+00:00 Copyright (c) 2021 Menga Lüdke https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/546 A pesquisa em Educação e o campo da formação de educadores: 2021-12-06T17:43:36+00:00 Bernardete Angelina Gatti gattibe@gmail.com <p>No artigo são tratadas questões conceituais sobre aspectos da delimitação de campo de investigação científica e também questões relativas à pesquisa em formação de educadores. Esses temas foram objeto de intensas trocas com Marli André durante nossas vivências acadêmicas e parcerias em pesquisas. São tratados aspectos relativos à validade e consistência da produção científica, discutindo a variedade de possibilidades advindas com o emprego dos métodos qualitativos na pesquisa em educação e sobre a formação de professores, como também as preocupações sociais e educacionais suscitadas pela maior aproximação pesquisador-pesquisado, pesquisador-contexto.</p> 2021-12-01T13:23:04+00:00 Copyright (c) 2021 Bernardete Angelina Gatti https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/516 Marli André – Pessoa singular, professora, pesquisadora, acadêmica, nos campos da didática e da formação de professores 2021-12-06T17:43:36+00:00 Maria Rita Neto Sales Oliveira mariarita2@cefetmg.br <p>Este texto tem por objetivo homenagear Marli André, abordando aspectos da sua obra particularmente nos campos da Didática e da Formação de Professores. Além das marcas de uma parceria comum, teve-se como fonte produção intelectual da Marli e de autores cujas publicações tratam da obra em pauta. De início, apresentam-se aspectos do trabalho realizado por ela em espaços da administração, do ensino, da pesquisa e extensão na área educacional. Em seguida, faz-se uma leitura daquela produção, indicando algumas das suas características: coerência no compromisso com a inclusão educacional; pesquisa como fator de organicidade entre os campos de estudo mencionados e a interação entre eles; ênfase na pesquisa etnográfica; participação expressiva na constituição histórica dos campos de estudo em pauta. Termina-se afirmando o caráter coletivo e educativo do trabalho da Marli cujo legado marcam e continuarão marcando a área da educação.</p> 2021-12-01T13:30:43+00:00 Copyright (c) 2021 Maria Rita Neto Sales Oliveira https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/548 Marli André – O legado de uma mulher intelectual do nosso tempo e espaço 2021-12-06T17:43:41+00:00 EURIZE CALDAS PESSANHA eurizep@uol.com.br <p>Este texto buscou evidenciar o legado da mulher intelectual Marli André nas palavras com que teceu os textos em que disseminou suas ideias e influenciou muitos pesquisadores das áreas de Didática, Prática e Formação de Professores, Pesquisa Qualitativa. Foram analisados os títulos dos 111 artigos publicados em periódicos registrado no Currículo Lattes da pesquisadora para verificar como os títulos de suas publicações e os veículos em que publicou enunciam a trajetória desta pesquisadora. Conclui-se que Marli André é uma mulher intelectual da educação cujo legado vai além dos seus escritos pois os grupos de pesquisa que criou e dos quais participou, seus alunos e orientandos continuam gerando produção intelectual e formando novos pesquisadores e professores consolidando tal legado. Enuncia-se a proposta de dar continuidade a este trabalho de analisar a trajetória da produção do conhecimento da mulher intelectual da educação do nosso espaço e do nosso tempo.</p> 2021-12-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 EURIZE CALDAS PESSANHA https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/545 Investigação como instrumento da formação profissional de docentes 2021-12-06T17:43:35+00:00 Maria do Céu Roldão mrceuroldao@gmail.com <p>A temática que se aborda neste texto suporta-se na eleição de alguns eixos que ao longo do tempo foram sendo trabalhados de forma sistemática na pesquisa relativa ao campo, com referência particular aos contributos de Marli André (1985, 2010, 2010 a), e à abertura na ANPED<a href="#_ftn1" name="_ftnref1">[1]</a> de um espaço de discussão que partilhei. Assim, o enfoque desta análise dirige-se aos pontos centrais desse debate ao longo dos últimos 20 anos: (1) a delimitação do campo da formação de professores, (2) a natureza do conhecimento profissional docente, (3) a dialética teoria-prática nos processos formativos, (4) a distância entre universidades e escolas neste processo e (5) o lugar da pesquisa como eixo agregador de uma reconceptualização do profissional docente.</p> <p>&nbsp;</p> <p><a href="#_ftnref1" name="_ftn1">[1]</a> [1] ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Brasil.</p> 2021-12-01T13:45:44+00:00 Copyright (c) 2021 Maria do Céu Roldão https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/543 Problemáticas e desafios da pesquisa qualitativa na educação brasileira sob o inesquecível olhar de Marli André 2021-12-06T17:43:35+00:00 Pura Lúcia Oliver Martins pura.oliver@pucpr.br Bertoni Pinto Neuza neuzabertonip@gmail.com <p>O nome de Marli André consagrou-se no cenário educacional brasileiro como grande referência das pesquisas qualitativas. Durante mais de cinco décadas, a pesquisadora não perdeu de vista as problemáticas e os desafios que permearam as pesquisas dessa vertente metodológica. Para melhor compreender o expressivo legado deixado por ela às diferentes gerações de pesquisadores que buscam fundamentar teórica e metodologicamente sua produção científica, este texto vale-se de um conjunto de artigos selecionados, publicados em diferentes periódicos nacionais. Situar, nos caminhos percorridos por André, questionamentos e avanços na produção de conhecimentos sobre a pesquisa qualitativa, possibilitou analisar os inúmeros desafios que a pesquisadora destacou em sua trajetória, especialmente aqueles decorrentes das dúvidas e soluções identificadas na formação de pesquisadores da área da educação.&nbsp;</p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE</strong>: Marli André. Pesquisa Qualitativa. Problemáticas. Desafios. Formação de Pesquisadores.&nbsp;</p> 2021-12-01T13:51:02+00:00 Copyright (c) 2021 Pura Lúcia Oliver Martins, Bertoni Pinto Neuza https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/539 Contribuições da professora Marli André para a produção de conhecimento sobre professores iniciantes 2021-12-06T17:43:34+00:00 Emilia Freitas de Lima eflima281001@gmail.com <p>O artigo analisa as principais produções acadêmicas da Professora Marli André sobre o estudo dos professores iniciantes, selecionadas em seu CV Lattes, nas abas Projetos, Produções, Eventos e Orientações, por meio dos seguintes termos de busca: iniciante; principiante; ingressante; início da docência; indução profissional; e inserção profissional. Após analisar os trabalhos, apresenta destaques analíticos relacionados a: políticas e programas de inserção/indução profissional; conceitos-chave – desenvolvimento profissional docente; formação continuada; professores iniciantes, ingressantes e indução profissional; diretores iniciantes; necessidades formativas; e metodologia de pesquisa. Chama a atenção para a contribuição da produção de Marli André para a elaboração de políticas públicas e, em consequência, desautoriza as autoridades governamentais e das agências de fomento à pesquisa a alegarem a ausência de contribuição de pesquisadores e pesquisadoras brasileiras para este mister. Finalmente, convida pesquisadores(as) interessados(as) na temática da construção profissional do início da docência a revisitarem o texto para complementá-lo ou debater a leitura exposta nele sobre as produções de Marli André.</p> 2021-12-01T13:56:05+00:00 Copyright (c) 2021 Emilia Freitas de Lima https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/537 Pesquisa e formação de professores 2021-12-06T17:43:33+00:00 Romilda Ens romilda.ens@gmail.com Jaqueline Nagel jaquenagel@gmail.com <p>O artigo objetiva realizar uma homenagem à professora Marli André e para isso procura os sentidos e significados que a pesquisadora deu a um conjunto de obras que apontam a relação entre a pesquisa e a formação de professores. Na primeira parte, selecionamos e apresentamos cada uma delas, tomando-as em sua singularidade e como “constantes sociais” que contribuíram para a definição do campo da formação de professores e formação de professores no Brasil. Na segunda, destacamos a participação de Marli André no Congresso Nacional de Educação – Educere, realizado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), nas edições de 2004 a 2019, bem como sua contribuição por meio das discussões de políticas de formação de professores em palestras, mesas-redondas e comunicações, além da homenagem que seus orientandos registraram no Educere de 2004.</p> 2021-12-01T13:59:20+00:00 Copyright (c) 2021 Romilda Ens, Jaqueline Nagel