Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp <div class="home-box"> <p>A "Formação Docente" – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, publicação digital sob a responsabilidade editorial do Grupo de Trabalho- GT "Formação de Professores" (GT08), da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), em coedição com a Editora Autêntica.</p> </div> pt-BR <p>Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (<em>remix)</em>, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.&nbsp;</p> jrjardilino@gmail.com (José Jardilino) joao.r9@gmail.com (João Ricardo M. Oliveira) Qui, 31 Jan 2019 00:00:00 +0000 OJS 3.1.1.0 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Apresentação https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/206 <p>não se aplica</p> José Rubens Lima Jardilino ##submission.copyrightStatement## https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/206 Seg, 31 Dez 2018 00:00:00 +0000 Apresentação do Dossiê dos grupos de pesquisa sobre Formação de Professores no Brasil https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/207 <p>Texto de APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ DOS GRUPOS DE PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL – III SIMPÓSIO</p> Márcia Souza Hobold, Magali Aparecida Silvestre ##submission.copyrightStatement## https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/207 Ter, 29 Jan 2019 18:15:37 +0000 Apontamentos sobre a formação de professores nos estudos e produções do grupo de pesquisa EDUCAS/UECE https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/180 <p style="margin: 0px;"><span style="margin: 0px; color: windowtext; line-height: 115%; font-family: 'Times New Roman','serif'; font-size: 12pt;">O texto, resultado de </span><span style="margin: 0px; color: windowtext; line-height: 115%; font-family: 'Times New Roman','serif'; font-size: 12pt;">exame</span> <span style="margin: 0px; color: windowtext; line-height: 115%; font-family: 'Times New Roman','serif'; font-size: 12pt;">teórico</span> <span style="margin: 0px; color: windowtext; line-height: 115%; font-family: 'Times New Roman','serif'; font-size: 12pt;">e</span> <span style="margin: 0px; color: windowtext; line-height: 115%; font-family: 'Times New Roman','serif'; font-size: 12pt;">documental, aborda</span><span style="margin: 0px; color: windowtext; line-height: 115%; font-family: 'Times New Roman','serif'; font-size: 12pt;"> o tema da formação de professores nos estudos e produções do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade - EDUCAS, da Universidade Estadual do Ceará - UECE, entre 2006 a 2018. As últimas décadas evidenciaram o potencial de processos associativos na produção do conhecimento, fomentando a expansão e fortalecimento de grupos de pesquisa nas universidades públicas. A análise destaca a caminhada como coletivo, a adoção de formas de trabalho colaborativo e investimentos na formação de novos pesquisadores para a área, como marca do percurso do EDUCAS. O desenvolvimento de pesquisas integradas é outro aspecto recorrente nos estudos dessa equipe, prevalecendo a abordagem qualitativa, pesquisas empíricas e a adoção de metodologias variadas. As temáticas denotam interesses no campo da política educacional, do percurso de formação dos professores, da prática docente e da inovação pedagógica, tanto numa perspectiva contemporânea quanto histórica. O EDUCAS está na base da criação e consolidação do Programa de Pós-Graduação em Educação desta instituição, que tem como área de concentração a formação de professores. </span></p> Isabel Maria Sabino de Farias, Jeannette Filomeno Pouchain RAMOS, Silvina Pimentel SILVA ##submission.copyrightStatement## https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/180 Seg, 31 Dez 2018 00:00:00 +0000 Pesquisas em Educação https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/179 <p>O presente estudo tem como objetivo apresentar as pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP), da Universidade Federal do Piauí. O núcleo centra sua atenção no campo da educação, saberes da docência, na epistemologia da prática profissional e &nbsp;constituição da identidade das distintas profissões. As metodologias de pesquisas possuem natureza qualitativa, tendo como principais abordagens: a Etnometodologia (COULON, 1995); a Etnografia (ANDRÉ, 2015) e a Netnografia (KOZINETS, 2014). Evidenciamos ao longo da atuação do NIPEEPP, que os participantes ao desenvolverem suas pesquisas ampliam a produção científica na área e promovem seu desenvolvimento profissional, através da aquisição de saberes docentes. Portanto, o núcleo possibilita aos seus integrantes guiar sua prática em conformidade com a compreensão do fenômeno educativo, como movimento dialético de autonomia, emancipação, ação e de práxis.</p> Antonia Dalva França Carvalho, Ágata Laisa Laremberg Alves Cavalcanti ##submission.copyrightStatement## https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/179 Seg, 31 Dez 2018 00:00:00 +0000 O Grupo DOFPPEN https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/197 <p>O artigo descreve e caracteriza as atividades de pesquisa do Grupo Docência, Formação de professores e Práticas de Ensino – DOFPPEN, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Biociências da UNESP- campus de Rio Claro. Busca sistematizar os temas investigados pelo grupo, suas principais referências teóricas e metodológicas, suas atividades acadêmicas, suas vinculações com outros grupos nacionais e internacionais, bem como suas contribuições para o campo da produção sobre a formação docente. Os dados apresentados e discutidos foram reunidos por meio de um estudo exploratório das fontes documentais ligadas ao grupo, sobretudo as produções bibliográficas e os <em>curriculum vitae </em>de seus estudantes e pesquisadores.</p> Samuel de Souza Neto, Flavia Medeiros Sarti, Marina Cyrino ##submission.copyrightStatement## https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/197 Seg, 31 Dez 2018 00:00:00 +0000 NUPEDOC: Formação Humana, Arte, Infância e Pesquisa https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/185 <p>O núcleo de pesquisa tem como eixo central dos estudos a formação de professores para a infância e atua na linha de pesquisa Educação e Infância do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC). Os estudos e pesquisas fundam-se na perspectiva histórico-cultural com foco na escola, na cultura, na arte, na estética e em suas relações com a formação humana e a ação do professor e seus desdobramentos. O Núcleo de Formação de Professores, Escola, Cultura e Arte (NUPEDOC) vem se organizando a partir de quatro eixos: a) formação inicial e continuada de professores para a infância; b) prática de ensino como co-formadora (ênfase na relação escola/universidade); c) desenvolvimento estético de professores e crianças; d) reflexões conceituais e metodológicas pautadas nos pressupostos teóricos e metodológicos de Vigotski e Bakhtin.</p> Luciane Maria Schlindwein, Ilana Laterman, Joselma Salazar de Castro ##submission.copyrightStatement## https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/185 Seg, 31 Dez 2018 00:00:00 +0000 O Grupo Investigação/PPGEdu/UFTM e sua trajetória de pesquisa em Mato Grasso https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/184 <p>Este artigo socializa as ações do grupo de Pesquisa InvestigAção e suas articulações com a Linha de Pesquisa Formação de Professores e Políticas Públicas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGEdu/UFMT. Em funcionamento desde 2004, o grupo, cadastrado no CNPq, objetiva investigar temas/problemas relacionados a políticas, programas, projetos e práticas na área de formação de professores, em diferentes níveis e modalidades em Mato Grosso. Seu desenvolvimento se efetiva em projetos interinstitucionais, inclusive, com a UMinho/PT, em abordagem qualitativa, tomando as narrativas como instrumentos de coleta de dados. Os resultados das pesquisas evidenciam que o grupo InvestigAção tem abordado problemas pouco explorados em Mato Grosso, contribuindo, assim, para reflexões, discussões e produção de conhecimento na área de formação de professores.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Formação de professores. Grupo de Pesquisa em Educação. InvestigAção/PPGEdu/UFMT.</p> Simone Albuquerque Rocha, Rosana Maria Martins ##submission.copyrightStatement## https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/184 Seg, 31 Dez 2018 00:00:00 +0000 A Pesquisa sobre o trabalho do professor no início da carreira profissional https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/175 <p>Este artigo visa apresentar o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Profissão e Formação Docente (GEPROD/UFRJ) e as pesquisas realizadas entre os anos de 2008 e 2017. O GEPROD vem se preocupando com o trabalho docente, sobretudo no início de carreira, bem como com as políticas de indução profissional e formação continuada. Nossas análises são realizadas a luz de autores que discutem o trabalho docente, a inserção e a indução profissional, tais como: Gatti, Barreto e André (2011); Nóvoa (2007); Dubar (1997); Huberman (2000); Tardif e Raymond (2000); Vaillant e Marcelo (2012), entre outros. Têm-se buscado compreender o trabalho docente segundo a perspectiva dos sujeitos participantes. Nesse sentido, os recursos metodológicos privilegiados têm sido as entrevistas, individuais e coletivas, o questionário e a consulta a documentos. Os resultados reafirmam a importância de uma atenção especial com professores que estreiam na profissão e a necessidade de ações sistemáticas de acompanhamento a esses professores. Evidenciam também a importância atribuída pelos sujeitos a uma formação continuada centrada nos problemas reais que afetam o trabalho docente.</p> Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento, Yrlla Ribeiro Carneiro da Silva ##submission.copyrightStatement## https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/175 Seg, 31 Dez 2018 00:00:00 +0000 Pesquisar e consolidar na região o conhecimento sobre a Formação de Professores https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/170 <p class="western" style="margin-bottom: 0.35cm; line-height: 100%;" align="left"><span style="font-family: Calibri, sans-serif;"><span style="font-size: small;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">O grupo de pesquisa Nefop (Núcleo de estudo, pesquisa e formação de professores) tem como missão promover estudos, pesquisas e desenvolver ações sobre e para a formação e o trabalho docente, com o objetivo de contribuir para a consolidação da área de conhecimento no interior da Bahia. O grupo tem realizado pesquisas e eventos de extensão subsidiados por financiamento institucional interno e externo e em colaboração com outros grupos de pesquisa. </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="font-weight: normal;">Dentre as pesquisas realizadas pelo Núcleo, serão destacadas neste texto as relativas às políticas de formação de professores, com ênfase na avaliação dos programas especiais de formação desenvolvidos no país nas últimas duas décadas. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="font-weight: normal;">A partir dessas pesquisas é possível afirmar que nas instituições de ensino superior envolvidas com essas ações predominam o imediatismo e o improviso; que </span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">os órgãos gestores das políticas públicas, de maneira geral, não tem clareza quanto a suas atribuições no regime de colaboração, </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="font-weight: normal;">recaindo sobre os docentes as responsabilidades de se manterem em formação. Esses, por sua vez, se sentem satisfeitos com a certificação recebida e a valorização profissional e salarial dela decorrente.</span></span></span></span></span></span></p> Leila Pio Mororó ##submission.copyrightStatement## https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/170 Seg, 31 Dez 2018 00:00:00 +0000 Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Trabalho Docente https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/169 <p>O objetivo deste texto é apresentar o grupo de pesquisa GEPTRADO da Universidade Estadual de Ponta Grossa e a trajetória das pesquisas realizadas sobre a temática da formação de professores e suas práticas. A partir do histórico do grupo são apresentadas as linhas de pesquisa, os fundamentos teóricos que sustentam o eixo epistemológico adotado pelas pesquisadoras, as pesquisas concluídas e em desenvolvimento. O corpo da produção deste grupo se materializa em pesquisas desenvolvidas por acadêmicos da graduação, dos mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação da Universidade, além dos projetos coletivos do grupo. Ao destacar os resultados das principais pesquisas realizadas pelo GEPTRADO e grupos afins pretende-se oferecer contribuições para dialogar formação de professores e com a educação básica.</p> Susana Soares Tozetto, Simone Regina Manosso Cartaxo, Priscila Larocca, Lucimara Cristina de Paula ##submission.copyrightStatement## https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/169 Seg, 31 Dez 2018 00:00:00 +0000 El A arte da educação integral: desafios para a formação de professores https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/174 <p>A pesquisa apresenta a reflexão educativo-pedagógica a partir da abordagem da educação humanística sob o modelo pedagógico de aprendizagem como arte em contextos sociais em oposição à abordagem educativa instrucional do modelo pedagógico da educação programada. A partir da pesquisa qualitativa e do método hermenêutico e da história social da educação, é estabelecida a compreensão integrada da pessoa humana: o indivíduo e a comunidade; o cognitivo, emocional e volitivo; o espiritual e o psicossomático; política na sociedade e multiculturalismo. Também requer a aplicação de teoria, prática e poiesis na resolução de problemas. Para atingir este objetivo, a confluência de um conjunto de artes é proposta na grande arte da atual sociedade do conhecimento: aprender a aprender a partir de um novo modelo pedagógico.</p> <p>&nbsp;</p> Edith Bernal Gonzales, Diana Elvira Soto-Arango, José S. Torres-Muñoz ##submission.copyrightStatement## https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/174 Seg, 31 Dez 2018 00:00:00 +0000 Institucionalización de la Formación de Licenciados en Ciencias Experimentales y áreas afines en Colombia https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/37 <p>En este artículo se reportan los resultados de una investigación documental tendiente a determinar el estado actual de los programas de formación del profesorado de ciencias experimentales y áreas afines en Colombia, como un indicador de la institucionalización de la formación de profesionales en este campo del conocimiento. El estudio se enmarca en la fase de estructuración teórica del proyecto de investigación “<em>Institucionalización de la formación inicial de profesores de química: 1970-2017. El caso de la Universidad Pedagógica Nacional</em>”. Particularmente se presenta un mapeo de los programas de licenciatura que en el lapso desde la década de 1970 años han sido ofertados por universidades públicas y privadas en el país, a partir del rastreo, análisis, procesamiento e interpretación de datos registrados en el Sistema Nacional de Información sobre la Educación Superior – SNIES. Se concluye que durante las dos últimas décadas fueron registrados formalmente en este sistema alrededor de 134 programas de licenciatura en las áreas objeto de indagación, de los cuales a la fecha está vigente tan solo un 36,6 %, prevaleciendo las licenciaturas en ciencias naturales enfocadas a la educación ambiental, lo que contrasta con una notable disminución de formación inicial de licenciados en las disciplinas específicas: física, biología y química, en especial esta última.</p> Ricardo Andrés Franco-Moreno ##submission.copyrightStatement## https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/37 Seg, 31 Dez 2018 00:00:00 +0000