Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp <div class="home-box"> <p>A "Formação Docente" – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, publicação digital sob a responsabilidade editorial do Grupo de Trabalho- GT "Formação de Professores" (GT08), da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), em coedição com a Editora Autêntica.</p> </div> pt-BR <p>Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (<em>remix)</em>, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.&nbsp;</p> jrjardilino@gmail.com (José Jardilino) joao.r9@gmail.com (João Ricardo M. Oliveira) Qua, 17 Jul 2019 00:00:00 +0000 OJS 3.1.2.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Apresentação https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/252 José Rubens Lima Jardilino Copyright (c) 2019 José Rubens Lima Jardilino https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/252 Seg, 15 Jul 2019 13:43:35 +0000 O estágio supervisionado como espaço de reflexão sobre o exercício da docência em química no ensino médio https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/192 <p>O estágio supervisionado é componente curricular obrigatório em cursos de Licenciatura. Essencial para a formação de professores, o estágio envolve atividades de prática profissional em situações reais de trabalho, possibilitando tempos e espaços de aprendizagem da prática docente e permitindo ao estudante analisar seu ambiente profissional. Esta etapa da formação docente pode ser entendida como um período de interstício entre as aprendizagens construídas na academia e os saberes produzidos na prática profissional, uma vez que, durante os estágios, os licenciandos são perpassados pelas teorizações e práticas da universidade e da escola. Esse tempo de aprendizagem contempla uma proposta de formação acadêmica que considera os saberes professorais e as experiências relacionadas à prática do cotidiano na relação com o âmbito escolar, o local que exercerão sua futura profissão (TARDIF, 2002, apud SILVA, 2009).Fazer essa transição da cultura acadêmica para a cultura escolar tem sido um dos grandes desafios em cursos de formação de professores.</p> Maira Ferreira, Eliezer Martins, Kauana Gonçalves Copyright (c) 2019 Maira Ferreira, Eliezer Martins, Kauana Gonçalves https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/192 Sex, 12 Jul 2019 17:29:20 +0000 A Formação Pedagógica dos cursos de Licenciatura da UFPB: repensando a prática como componente curricular https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/196 <p>O artigo apresenta uma reflexão sobre o papel da Prática como Componente Curricular (PCC) no âmbito da formação pedagógica dos cursos de licenciatura da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Estudo de natureza qualitativa, faz uso de análise documental para avaliar as definições conceituais e normativas da PCC nos currículos das licenciaturas do país e sua regulamentação na UFPB. Na sequência, coloca questões que confrontam os documentos normativos nacionais e institucional, além de apresentar princípios que subsidiam a elaboração de uma proposta de formação pedagógica na qual a PCC adquire nova dimensão e nova organização curricular. Ao final, há um quadro síntese da proposta com a qual se espera fomentar o debate e as revisões dos projetos pedagógicos das licenciaturas da UFPB e de outras instituições onde a PCC também suscita dúvidas e controvérsias.</p> Fábio do Nascimento Fonsêca, Lenilton Francisco de Assis Copyright (c) 2019 Fábio do Nascimento Fonseca, Lenilton Francisco de Assis https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/196 Sex, 12 Jul 2019 17:28:31 +0000 Estratégias formativas do Programa PIBID no Estado de São Paulo: os subprojetos de pedagogia em questão https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/190 <p>O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou identificar estratégias formativas empreendidas, por Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado de São Paulo, nos subprojetos de Pedagogia do Programa Institucional de Iniciação à docência (PIBID). Foram considerados como objeto de análise as produções disponíveis na web (subprojetos, resumos, artigos, etc.) relativas ao PIBID de Pedagogia das IES identificadas na pesquisa. Os trabalhos analisados fizeram referência aos textos propostos pelo programa e, com relação às estratégias formativas, constatamos que as universidades, juntamente com as escolas, têm procurado fazer relações entre o que se aprende e o que se observa, um exercício de aprimoramento do olhar investigativo.</p> <p>&nbsp;</p> Maria de Fátima Ramos Andrade Copyright (c) 2019 MARIA DE FÁTIMA RAMOS ANDRADE https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/190 Sex, 12 Jul 2019 17:32:34 +0000 A construção de saberes docentes no contexto de ações formativas colaborativas https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/191 <p>O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no contexto de um subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, com os bolsistas do grupo PIBID-Física da IES. Esses sujeitos participaram de um processo de pesquisa-ação colaborativa vinculado as ações formativas de acompanhamento de projeto, desenvolvimento e testagem de material didático, momentos de estudos e aulas compartilhadas, desenvolvidas num período de 2013 a 2016, no contexto da universidade e de duas escolas parceiras do PIBID. Nos momentos de reflexões sistemáticas, os sujeitos foram incentivados a realizar uma autoinvestigação, materializada em diários e bordo. A análise desses documentos e dos relatos escritos das reuniões semanais, sinalizam que as ações desenvolvidas nesse contexto, quando estruturadas em referenciais formativos, podem contribuir para uma integração significativa dos saberes disciplinares, curriculares e profissionais na prática docente e a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo.</p> Nádia Cristina Guimarães Errobidart, Paulo Ricardo da Silva Rosa Copyright (c) 2019 Nádia Cristina Guimarães ERROBIDART, Paulo Ricardo da Silva Rosa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/191 Sex, 12 Jul 2019 17:30:17 +0000 Os conhecimentos didáticos na formação de professores https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/189 <p>Este artigo trata sobre os conhecimentos didáticos presentes na formação de professores a partir da análise de manuais de Didática Geral publicados nas últimas décadas. Na pesquisa optou-se pela seleção e análise de 9 manuais de Didática publicados nas décadas de 80, 90 e 2000, sendo esses manuais publicados um no início, no meio e no final de cada década. A pesquisa em manuais de Didática que tem como objetivo ensinar professores a ensinar, evidenciou a presença de temáticas clássicas e a inserção de novos temas na área da Didática. Os resultados evidenciaram uma possível convergência da Didática com outras áreas de conhecimento e uma possível dispersão dos temas e conhecimentos específicos da área da Didática. Os temas tratados no âmbito dos manuais de Didática Geral estão ora relacionados diretamente com o ensino e aprendizagem, ora relacionados diretamente com a formação de professores reflexivos e críticos considerando a relação com o currículo, inovação, tecnologia e diversidade.</p> <p>&nbsp;</p> Léia de Cássia Fernandes Hegeto Copyright (c) 2019 Léia de Cássia Fernandes Hegeto https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/189 Sex, 12 Jul 2019 17:31:33 +0000 Formação de professores na educação profissional: uma análise sobre a dimensão pedagógica https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/210 <p>O artigo examina as perspectivas de formação pedagógica de professores, no âmbito da educação profissional no Brasil, olhando-as a partir de resultados de estudos. A investigação consiste em uma análise qualitativa e interpretativa, baseada em uma análise de conteúdo, sobre dissertações e teses voltadas à temática ‘formação pedagógica de professores na educação profissional’, produzidas no período compreendido entre 2005-2015. Este recorte temporal foi estabelecido tendo em vista a expansão dos estudos sobre esta temática, concomitante a expansão da própria educação profissional em nosso país. Os dados foram analisados sob a luz das perspectivas teóricas relacionadas à profissionalidade e constituição docente, esboçadas por Maurice Tardif, José Contreras e José Gimeno Sacristán. Os resultados evidenciaram perspectivas distintas de formação pedagógica docente, das quais duas são discutidas neste artigo: <em>formação profissional docente que prioriza a articulação entre teoria e prática e a complementaridade entre disciplinas e dimensões formativas</em>, na medida em que os docentes reconhecem a importância e valorizam a dimensão pedagógica da formação para a concretização da prática profissional; e <em>formação profissional docente que se concretiza mediante a constituição profissional do professor e a prática pedagógica</em>, visto que para um grupo de professores desta modalidade de educação o conhecimento prático assume centralidade na constituição docente.</p> Adriana Richit, Leandro Hupalo Copyright (c) 2019 Adriana Richit, Leandro Hupalo, Ms., Leandro Hupalo, Ms. https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/210 Sex, 12 Jul 2019 17:26:17 +0000 Os processos formativos de professores de inglês que trabalham na educação de jovens e adultos https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/91 <p>A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação Básica que recebe adolescentes, jovens, adultos e idosos que voltam à escola para obter certificação. Esse público merece atenção especial dos professores, pois a sala de aula da EJA reúne diversos “mundos” etários, de culturas e de experiências. Este artigo, fruto de pesquisa de Mestrado, tem o intuito de tornar evidentes os processos formativos de seis professores de Inglês da EJA, egressos da Faculdade X, da Universidade Y (X/Y). Com base na tematização proposta por Fontoura, essa pesquisa qualitativa teve o propósito de investigar as trajetórias formativas desses docentes. A partir do diálogo com teóricos como Freire, Nóvoa e Gadotti, foi possível concluir que os processos formativos dos professores de Inglês não acontecem somente na educação formal, eles se estendem até o chão da escola, local onde acontecem as trocas de experiências.</p> Letícia Miranda Medeiros, Helena Amaral da Fontoura Copyright (c) 2019 Letícia Miranda Medeiros, Helena Amaral da Fontoura https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/91 Sex, 12 Jul 2019 17:33:19 +0000 Formação para a docência na Educação Superior no campo da saúde: horizontes de pesquisa https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/209 <p><strong>Resumo: </strong>O artigo em tela faz parte do capítulo inicial de uma tese de doutorado, e tem por objetivopesquisar a produção de teses de doutorado publicadas no Brasil, sobre “formação para a docência universitária na área da saúde”. Trata-se de um estudo de caráter bibliográfico. A busca se deu, por meio de cruzamento de palavras-chaves, no Banco de Teses e Dissertações da (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Após a leitura flutuante dos títulos e resumos, selecionamos 25 teses para esse estudo. O número de investigações sobre a pedagogia universitária tem se ampliado, porém de maneira incipiente sobre a formação para a docência nesse nível de ensino. Diante do cenário encontrado, necessitamos ainda, ampliar a quantidade de estudos e incrementar com maior profundidade pedagógica as suas análises.</p> <p>Palavras-chave: Educação superior. Saúde. Docentes. Educação de professores.Ciências da Saúde</p> Cláudia Elisa Grasel, Ricardo Rezer Copyright (c) 2019 Cláudia Elisa Grasel, Ricardo Rezer https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/209 Sex, 12 Jul 2019 17:27:30 +0000 Classe hospitalar: práticas pedagógicas desenvolvidas com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/34 <p>A classe hospitalar é um dos campos de atuação que estão disponíveis para os pedagogos. Entretanto, durante o processo de formação, os acadêmicos recebem poucas informações acerca dessa área de trabalho ou até mesmo a desconhecem, o que interfere nas futuras atividades educacionais. Frente ao exposto, o objetivo deste trabalho foi buscar informações acerca do processo de formação e das práticas pedagógicas desenvolvidas por profissionais da Educação que atuam na classe hospitalar de um hospital público em Campo Grande/MS. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi utilizada uma metodologia qualitativa com os profissionais que atuam nas classes hospitalares do referido hospital. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, elaboradas a partir de um questionário semiestruturado (o que permite ao entrevistado expressar-se com mais liberdade). Os resultados apresentados indicam formas de atuação e boas práticas e podem contribuir para o levantamento de novos questionamentos e, consequentemente, para a promoção de novos estudos e pesquisas no que se refere às classes hospitalares.</p> Thais Paes Custódio, Milene Bartolomei Silva Copyright (c) 2019 Thais Paes Custódio, Milene Bartolomei Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/34 Sex, 12 Jul 2019 17:34:32 +0000 O rosto oculto da Revolução Tranquila: o caso da abolição das escolas normais pelo olhar dos professores religiosos em Quebec-Canadá https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/239 <p>Este artigo trata da História da Educação no Quebec, em um&nbsp; momento histórico da&nbsp; educação muito tensa, mais cheia de significados para a formação de professores na região francófona do Canadá. Apresenta três atores importantes nesta cena: As Escolas Normais responsáveis pela formação de professores, a politica eucacional dos anos 60 após severas críticas a formação de mestre-escola no Québec e sobre as instituições católicas que fundaram e&nbsp; trabalharam ao longo dos séculos XVIII ao XX com a formação de professores na região do Québec. O rosto oculto da Revolução Tranquila - o processo político instalado para cuidar dessa transição - o caso da abolição das escolas normais é investigada neste artigo a partir da visão dos professores religiosos em Quebec-Canadá.</p> <p>Palavras-chave: Formação de Professores; Políticas Educativas; Escola Normal</p> <p>&nbsp;</p> Thérèse Hamel Copyright (c) 2019 https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/239 Sex, 12 Jul 2019 17:44:21 +0000 Formação acadêmico-profissional de professores(as) https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/215 <p>Este é um verbete sobre a formação acadêmico-profissional de professores(as) que poderá compor o "Dicionário crítico de formação de professores" desta Revista.</p> Elena Maria Billig Mello, Diana Paula Salomão de Freitas Copyright (c) 2019 Elena Maria Billig Mello, Diana Paula Salomão de Freitas https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/215 Sex, 12 Jul 2019 00:00:00 +0000