Estratégias formativas do Programa PIBID no Estado de São Paulo: os subprojetos de pedagogia em questão

Autores

  • Maria de Fátima Ramos Andrade USCS

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i20.190
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Palavras-chave:

Pibid; Formação docente; Pedagogia; Estratégias formativas

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou identificar estratégias formativas empreendidas, por Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado de São Paulo, nos subprojetos de Pedagogia do Programa Institucional de Iniciação à docência (PIBID). Foram considerados como objeto de análise as produções disponíveis na web (subprojetos, resumos, artigos, etc.) relativas ao PIBID de Pedagogia das IES identificadas na pesquisa. Os trabalhos analisados fizeram referência aos textos propostos pelo programa e, com relação às estratégias formativas, constatamos que as universidades, juntamente com as escolas, têm procurado fazer relações entre o que se aprende e o que se observa, um exercício de aprimoramento do olhar investigativo.

 

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Referências

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Acesso em: 28 de Julho de 2014.

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Publicado

2019-07-12

Como Citar

ANDRADE, M. de F. R. Estratégias formativas do Programa PIBID no Estado de São Paulo: os subprojetos de pedagogia em questão. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 11, n. 20, p. 45–64, 2019. DOI: 10.31639/rbpfp.v11i20.190. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/190. Acesso em: 28 mar. 2024.