A formação de professores para a educação inclusiva de alunos com deficiências a partir da literatura

Autores

  • Suelen Aparecida Felicetti Universidade Estadual de Londrina
  • Irinéa de Lourdes Batista Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.312
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Resumo

Os professores de diferentes níveis de ensino nem sempre estão preparados para lidar com as especificidades de aprendizagem evidenciadas na Educação Inclusiva (EI ) de alunos com deficiências. A compreensão desta afirmação leva a questionar: como acontecem as discussões dos processos de formação inicial e em serviço com os professores voltados à educação por esta perspectiva? Para responder à problemática objetivou-se compreender, com base na literatura, como está sendo discutida a formação docente voltada à EI de alunos com deficiências. Realizou-se uma revisão da literatura a respeito da formação por esta perspectiva, a qual forneceu materiais para abordar algumas tendências, relacionadas com a compreensão de EI, os objetivos da formação, orientações para tal procedimento e dificuldades encontradas. Evidenciou-se que existe preocupação em formar professores pra consolidar a inclusão, ação que representa uma maneira de fortalecê-la frente aos alunos com deficiências.

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Publicado

2020-07-28

Como Citar

FELICETTI, S. A.; BATISTA, I. de L. A formação de professores para a educação inclusiva de alunos com deficiências a partir da literatura. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 12, n. 24, p. 165–180, 2020. DOI: 10.31639/rbpfp.v12i24.312. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/312. Acesso em: 29 mar. 2024.