Formação de professoras na Colômbia: dois projetos, duas tendências - 1874 – 1903

Autores

  • Gabriela Hernandez-Vega Universidad de Nariño

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.352
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Palavras-chave:

educação da mulher, formação de professoras, escolas normais.

Resumo

Este artigo é parte do projeto de pesquisa "Mulheres na construção da nação colombiana" e refere-se à preparação profissional de professores para escolas de meninas em dois momentos da história da Colômbia em 1874 e 1903. Um tempo em que por mais de cinquenta anos a formação de professores e mulheres dependia das demandas impostas pelo poder político dentro de duas tendências que, em princípio, eram consideradas inconciliáveis: o que foi proposto pelos liberais radicais e, por sua vez, o que foi proposto pelo conservadores. Parte dessa tensão se materializou nas Escolas Normais como instituições organizadas por cada um dos dois poderes, para a preparação dos(as) professores(as) dentro de suas respectivas idéias políticas.  A questão central nesta parte da pesquisa focou-se em compreender o significado da formação dos professores em cada um dos setores políticos referidos, portanto, quais eram as diferenças fundamentais em relação à formação docente que apresentaram os duas políticas educacionais, liberais e conservadoras? Para a leitura e análise das propostas educacionais, utilizou-se o apoio teórico da História Social, o Feminismo descolonial a partir da categoria de gênero, próprios para a análise histórica proposta por Joan Scott. Levando em consideração as mudanças e determinações políticas no país desde meados do século XIX e as três primeiras décadas do século XX, as fontes para a realização do estudo basearam-se principalmente na leitura dos regulamentos em vigor no período, referente às mulheres incorporadas nas Constituições de 1863 e 1886, Código Civil de 1887; o Decreto Orgânico de Instrução Pública de 1870 -DOIP-, Decreto 4 de 1874, Lei 39 de 1903 e Decreto de 1904, bem como a caracterização geral dos valores predominantes na cultura colombiana em relação ao comportamento feminino e a Concordata entre Leão XIII e Rafael Núñez pelo papel da religião católica na educação.

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Publicado

2020-07-28

Como Citar

HERNANDEZ-VEGA, G. Formação de professoras na Colômbia: dois projetos, duas tendências - 1874 – 1903. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 12, n. 24, p. 53–64, 2020. DOI: 10.31639/rbpfp.v12i24.352. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/352. Acesso em: 28 mar. 2024.