A formação continuada de professores que atuam no Proeja: ouvindo os sujeitos envolvidos

Autores

  • Suzana Andréia Santos Coutinho
  • Lélia Cristina Silveira de Moraes
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Palavras-chave:

Formação continuada de Professores, Proeja, EJA

Resumo

O artigo aborda a pesquisa sobre o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), objetivando analisar a formação continuada dos professores que atuam no programa em uma instituição de educação profissional. A pesquisa é de cunho qualitativo e envolveu dez professores do curso técnico em Agropecuária-Proeja, no sentido de extrair suas percepções sobre o desenvolvimento da formação continuada destinada a eles. Com esta pesquisa verificaram-se a importância e a necessidade de pensar em uma formação continuada que favoreça o aprimoramento da prática educativa, no intuito de desenvolver um trabalho educativo com mais consistência teórica e metodológica, principalmente pelo fato de esses docentes trabalharem com o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que carece de um educador preparado para o trabalho em sala de aula, tendo sempre em vista a reinserção desses jovens e adultos no ambiente escolar. A pesquisa possibilitou perceber que a formação continuada é um dos elementos primordiais estabelecidos pelo programa e que toda instituição proponente deve assegurar formação aos seus docentes.

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Publicado

2015-06-30

Como Citar

COUTINHO, S. A. S.; MORAES, L. C. S. de. A formação continuada de professores que atuam no Proeja: ouvindo os sujeitos envolvidos. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 7, n. 12, p. 67–84, 2015. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/114. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos