• Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores
    v. 11 n. 20 (2019)

    A Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria da Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao número 20, o primeiro número do volume 11 que abrange a periodicidade de Janeiro-Abril de 2019. O primeiro número de sua nova fase com periodicidade quadrienal. 

    Os artigos que compõem esse número são reflexões de temática diversas da área da formação e do ensino. Trata-se de um número que divulga uma série de pesquisa e estudos no campo do Ensino no campo da pedagogia, da formação em língua estrangeira para o ensino na educação de Jovens e Adultos e dois artigos que abordam a formação e o ensino na área da Saúde, um tema pela primeira vez visitado na revista. Seguido por textos que discutem temas sobre as licenciaturas, no estágio supervisionada e o PIBID e sobre a Formação de Professores para a Educação profissional.  Finaliza esse número com um artigo em língua francesa da lavra da professora Thérèse Hamel, Québec, Canadá, pesquisadora da História da Educação e, em especial da história da formação de professores no Canadá,  no qual traz uma reflexão sobre  a transferência da formação de professores da Escola Normal para a universidade, vista a partir da ótica das professores religiosas do Québec no século passado. 

    Esse número de demanda espontânea apresenta uma boa distribuição dos trabalhos por região, contemplando a divulgação de pesquisas sobre a formação de professores e na área do Ensino em quatro das cinco regiões do Brasil, a saber, 1 da região nordeste, 2 trabalho do Centro-Oeste, 2 da região Sudeste e 4 artigos da região Sul, assim como 1 verbete da mesma região . Esse número traz também 1 artigo internacional. Os dez artigos estão assim distribuídos: 1. Estágio supervisionado como espaço de reflexão sobre o exercício da docência em Química no Ensino Médio; 2.A formação pedagógica nos cursos de licenciatura da UFPB – repensando a prática como componente curricular; 3. Estratégias formativas do Programa PIBID no Estado de São Paulo: Os subprojetos de pedagogia em questão; 4. A construção de saberes docentes no contexto das ações formativas colaborativas; 5. Os conhecimentos de Didática na formação de professores; 6. Formação de Professores na Educação Profissional: uma análise sobre a dimensão pedagógica; 7. Processos formativos  de professores de inglês que trabalham na EJA- Educação de Jovens e Adultos; 8. Formação para a Docência na Educação Superior no campo da Saúde: Horizontes de Pesquisa; 9. Classe Hospitalar: Práticas pedagógicas desenvolvidas com Crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 10. La face cachée de la “Revolution Tranquille: l ecas de l’abolition des Écoles Normales vue à travers de regard des  religieuses enseignantes au Québec- Canadá.

    Este número inaugura a Sessão Verbete que se dedica a proporcionar uma ferramenta para pesquisando iniciantes sobre a Formação de Professores. A Comissão Editorial apoiou a criação dessa sessão (na mesma sessão de entrevistas) em virtude de demanda espontânea. A sua característica não será na perspectiva do verbete enciclopédico, mas numa abordagem conceitual do que já está consolidado no campo da Formação de Professores e profissão docente. Não tem a finalidade de ensaio suscitando novos debates, mas, sim de elaborar e divulgar os conceitos do conhecimento dado no campo.

    Agradecemos atenção do leitor e o convidamos a leitura

    _José Rubens Lima Jardilino_

  • Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores
    v. 10 n. 19 (2018)

    A Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria da Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao número 18, o primeiro número do volume 10 que abrange a periodicidade de janeiro-Julho de 2018. 

    O Conselho editorial executivo da revista tomou a decisão de publicar nos dois números de 2018, um dossiê divulgando um retrato/perfil dos grupos de pesquisa sobre Formação de Professores no Brasil, elaborados pelos grupos que participaram do III Simpósio de Grupos de Pesquisas nesse campo do conhecimento na área da Educação e Ensino, realizado em Guarulhos em Outubro de 2016 e no qual participaram 42 Grupos de Pesquisa. Desta forma os dois números do volume 10 retratam uma fotografia da pesquisa em grupos consolidados sobre a temática. 

    Pela lavra de experientes pesquisadores do campo, o núcleo duro de sustentação do GT 08 da Anped, os textos aqui veiculados indicam como os grupos vêm desenvolvendo suas pesquisas, tema e subtemas, o quadro teórico sob qual orientam suas pesquisas, a natureza da investigação, as contribuições para o campo da formação de professores e as perspectivas teórico-metodológicas. Esse volume demonstra o acumulo do conhecimento sobre a Formação de Professores e, em especial, revelam uma grande rede de pesquisa no país sobre esse campo de conhecimento.  

    Os números 18 e 19 que compõem o volume 10 que comemoram os 10 anos de criação do periódico Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre a Formação de Professores (RBPFP) publicada pelo GT 08 – Formação de Professores da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação em parceria com a Editora Autêntica. 

    O número 19 desse volume que ora apresentamos está composto de 8 artigos do dossiê acima mencionado e acrescidos de dois artigos internacionais da demanda espontânea. Trata-se do artigo El arte de la educación integral: Retos a la formación de Maestros de autoria das professoras Diana, Soto-Arango (UPTC), Edith Bernal (PUC Javeriana) que discutem a formação de professores na abordagem de uma educação humanística sob o modelo pedagógico de aprendizagem como arte em oposição à abordagem educativa instrucional do modelo pedagógico da educação programada. O Segundo artigo é da lavra do jovem professor da Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia, doutorando em Ciencias de la Educación pelo doutorado oferecido pela Rede de Universidades Públicas Colombianas – RUDECOLOMBIA, Ricardo Andrés Franco Moreno, no qual apresenta numa perspectiva história da formação de professores - Licenciados em Ensino de Ciências na Colômbia.

    Agradecemos de forma especial a fidelidade do leitor e pesquisador nesses 10 anos de existência da Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores – Formação Docente e os convidamos a leitura deste número.

  • v. 3 n. 5 (2011)

    Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBFP), no seu quinto número, apresenta artigos originados em pesquisas em diferentes temáticas sobre processos, modalidades, cursos e programas de formação de professores com o propósito de favorecer o debate na área. 

    As pesquisas sobre formação de professores apontam uma diversidade de abordagens tanto temáticas como metodológicas articuladas à abrangência do atual contexto educacional, que prescinde de professores como profissionais envolvidos na promoção dos processos educativos nos diferentes níveis e modalidades de ensino na escola e demais instituições educacionais.

  • v. 3 n. 4 (2011)

    A Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBFP), no seu quarto número, reúne parte da produção de um conhecido evento do campo da Educação no Brasil: o Simpósio de Formação e Profissão Docente (SIMPOED). Organizado pelo Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o simpósio, na sua oitava versão, visou a lançar novos olhares sobre a formação docente e o universo da diversidade cultural no mundo contemporâneo, e por isso se dedicou ao debate sobre o seguinte tema: “Formação de professores, diversidade e compromisso social”.

    A editoria da revista, ao compreender que a temática do referido evento estava em consonância com as preocupações editoriais da RBFD para 2011, a saber, o diálogo com as pesquisas que tratam de temas emergentes na formação, entrou em contato com os organizadores do SIMPOED e sugeriu que uma seleção de textos compusesse este volume. Fomos prontamente atendidos e, sob a coordenação da professora Margareth Diniz, se organiza este número que ora apresentamos.

  • v. 2 n. 3 (2010)

    A Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBFP) continua, no seu terceiro número, seguindo a discussão sobre os temas emergentes no campo da formação de professores. Além de multiplicidade de temas, objetos e sujeitos, o campo apresenta variados aportes teóricos e metodológicos, motivando os pesquisadores a visitarem outras áreas, a lançarem seu olhar para outras esferas do conhecimento. Os últimos levantamentos vêm indicando que o campo tem se tornado cada vez mais interdisciplinar e que a temática da formação permeia as diversas áreas/campos do conhecimento científico e prático. Percebem-se, nesse movimento, diferentes adesões teóricas, que vão além das clássicas análises sociológica, antropológica, filosófica e política. Hoje, o campo flerta com a psicanálise, com os estudos culturais e da complexidade, entre outros. Isso ocorre com maior visibilidade nos trabalhos apresentados nos GTs das Reuniões Anuais da ANPEd, nos encontros do ENDIPE e nas muitas teses que não chegam a ser publicadas ou apresentadas em eventos de caráter nacional.

  • Formação Docente – Capa v2n2 v. 2 n. 2 (2010)

    Este segundo número da Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores consolida o projeto do Grupo de Trabalho 8 (GT8) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), em parceria com a Autêntica Editora, de criar um periódico eletrônico e disponibilizar, por meio dele, artigos on-line, a fim de fomentar e qualificar a produção acadêmica sobre a temática no Brasil.

    Para tal, o foco deste número 2 da Revista é apresentar uma série de textos que discuta temas emergentes da pesquisa sobre formação de professores no país e no mundo. Os autores que contribuíram com este número abordaram as seguintes temáticas: formação de educadores e diversidade cultural; pesquisa-ação; representações sociais da profissão docente; estudos de educação comparada na formação de professores; o grupo como importante dispositivo na preparação de profissionais da educação e, finalmente, a epistemologia da experiência na formação de professores.

  • Formação Docente – Capa v1n1 v. 1 n. 1 (2009)

    Após o esforço concentrado da comunidade brasileira de pesquisadores sobre formação docente, organizada por meio do Grupo de Trabalho “Formação de Professores” (GT08) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPEd) e em parceria como uma das maiores editoras do país, a Autêntica, temos o imenso prazer em apresentar o primeiro número da “Formação Docente” – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores. Este primeiro número da Revista reúne artigos que discutem, preferencialmente, o campo da pesquisa sobre a formação de professores no Brasil e no exterior (nos Estados Unidos e em Portugal). Sendo assim, o leitor encontrará aqui artigos baseados em estudos que analisaram a produção acadêmica sobre a formação docente nesses países. Além disso, há dois textos que tangenciam essa temática e abordam tópicos também muito importantes: um bastante recente entre as investigações acadêmicas – a construção da identidade profissional docente – e outro um velho conhecido da área, porém, ainda insuficientemente analisado pelas pesquisas – o estágio supervisionado.