v. 11 n. 22 (2019): (setembro / dezembro) Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP)

					Visualizar v. 11 n. 22 (2019): (setembro / dezembro) Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP)

A Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria da Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao número 22, do volume 11 referente aperiodicidade de Setembro – Dezembro de 2019. 

Para esse número que contamos com a publicação de um dossiê de pesquisas sobre as questões Étnicas Raciais na formação do Professor, organizado pelo Prof. Dr. Erisvaldo Pereira dos Santos, quem divide comigo a apresentação desta publicação.   Desta forma os artigos que compõem esse número são reflexões de temáticas do referido dossiê e de artigos da demanda espontânea, oriundos de diversas da área da formação e do ensino. 

A partir da promulgação da Lei Federal nº 10.639/2003, a qual alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394) para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” e da instituição das “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana” pelo Conselho Nacional de Educação em 2004, nos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil houve um incremento de projetos de pesquisa sobre as relações étnico-raciais e o problema do racismo no Brasil. O nosso dossiê sobre formação de professores e questões étnico-raciais traz cinco (5) trabalhos que são resultados de pesquisas realizadas em Programas de Pós-Graduação em Educação nos estados de Minas Gerais, Maranhão e Pernambuco. Essas pesquisas têm como objetivo principal oferecer aportes teóricos, críticos e pedagógicos para a formação de professores. Além disso, os trabalhos nos oferecem um nível de conhecimento sobre os limites e os desafios da implementação das questões étnico-raciais no currículo escolar.

Publicado: 2019-12-02

Apresentação

  • Apresentação

    José Rubens Lima Jardilino; Erisvaldo Pereira Santos (Autor)
    Abstract views: 555 / PDF downloads: 305
    9-12
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i22.292

Artigos

  • Os desafios da educação das relações étnico-raciaise a formação de professores para a educação infantil

    Erisvaldo Pereira dos Santos, Ludmila Costa Meira (Autor)
    Abstract views: 1142 / PDF downloads: 688
    13-20
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i22.256
  • Formação docente e relações étnico-raciais: reflexões no contexto da Lei nº 10.639/03

    Antonio de Assis Cruz Nunes, Luanda Martins Campos, Lucileide Martins Borges Ferreira (Autor)
    Abstract views: 577 / PDF downloads: 510
    21-30
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i22.263
  • Formação continuada para a diversidade étnico-racial: repercussões nas práticas pedagógicas dos professores da rede municipal de educação de Contagem/MG

    Silvani dos Santos Valentim, Jackson Almeida Leal (Autor)
    Abstract views: 1044 / PDF downloads: 828
    31-44
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i22.280
  • A Lei nº 10. 639/2003 e alguns percalços para sua implementação nas escolas: um destaque para a formação específica dos professores no âmbito do atendimento voltado às relações étnico-raciais no Maranhão

    Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, Walter Rodrigues Marques, Luis Félix de Barros Vieira Rocha (Autor)
    Abstract views: 1046 / PDF downloads: 1389
    45-58
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i22.265
  • Lei 10.639/2003: caminhos para desconstrução do racismo epistêmico/religioso no ambiente escolar

    Gustavo Jaime Filizola, Denise Maria Botelho (Autor)
    Abstract views: 1477 / PDF downloads: 2032
    59-78
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i22.251
  • Caminhos e descaminhos na formação docente para o trabalho com os estudantes com altas habilidades/superdotação

    Carina Alexandra Rondini (Autor)
    Abstract views: 1422 / PDF downloads: 1077
    79-94
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i22.246
  • Monitoria como espaço de formação docente inicial em Biologia sensível à diversidade cultural

    Geilsa Costa Santos Baptista, Laryssa Carneiro Santos (Autor)
    Abstract views: 623 / PDF downloads: 441
    95-110
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i22.284
  • A formação de professores na escola normal superior de Cartagena de Indias de 2002 a 2010

    Marlén Rátiva Velandia (Autor)
    Abstract views: 413 / PDF downloads: 652
    111-124
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i22.285
  • Avaliação dos professores e as implicações no seu desenvolvimento profissional: uma revisão sistemática

    Mário Rui Macedo, Fátima Paixão, Carlota Fernandes Tomaz (Autor)
    Abstract views: 693 / PDF downloads: 710
    125-142
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i22.275
  • O sindicalismo docente universitário e a contrarreforma universitária neoliberal: o caso de Argentina, Brasil Colômbia e México

    Carlos Bauer, Luís Paiva (Autor)
    Abstract views: 446 / PDF downloads: 313
    143-156
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i22.262