Os desafios da educação das relações étnico-raciaise a formação de professores para a educação infantil

Autores

  • Erisvaldo Pereira dos Santos Universidade Federal de Ouro Preto
  • Ludmila Costa Meira Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i22.256
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Palavras-chave:

Educação infantil, Relações raciais, Formação docente

Resumo

Resumo

 

Este trabalho é um dos resultados da pesquisa realizada com pedagogas que atuam na educação infantil no Município de Governador Valadares-MG. Seu objetivo principal foi investigar como pedagogas escolares que atuam especificamente na Educação Infantil orientam as práticas educativas com foco nas relações étnico-raciais, baseada  em uma educação antirracista. Amparamos esta pesquisa em marcos legais da educação brasileira e também em reflexões sobre as relações raciais no Brasil, com foco na crítica ao “mito da democracia racial”, que continua desafiando a formação e a pratica docente. Na metodologia utilizamos de entrevistas semiestruturada e análise documental.  Os resultados de nossa pesquisa aproximam-se de outras investigações sobre educação das relações étnico-raciais na Educação Infantil, remetendo para o campo de formação de professores, alguns desafios relacionados às bases teóricas e também às práticas pedagógicas desenvolvidas.     

Palavras-chave: Educação infantil. Relações raciais. Formação docente.

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Publicado

2019-12-02

Como Citar

SANTOS, E. P. dos; MEIRA, L. C. Os desafios da educação das relações étnico-raciaise a formação de professores para a educação infantil. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 13–20, 2019. DOI: 10.31639/rbpfp.v11i22.256. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/256. Acesso em: 13 out. 2024.