v. 14 n. 29 (2022): (jan-abr/2022) Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP)

					Visualizar v. 14 n. 29 (2022): (jan-abr/2022) Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP)

A Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria com Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao primeiro quadrimestre de 2022 - número 29, do volume 14 (janeiro – abril) de 2022. O ano de 2022 se inicia num misto de ressaca do acúmulo de desgastes enfrentado nos últimos dois anos, em termo político, econômico e social, em prol de preservar, minimamente, alguns direitos inalienáveis da pessoa humana que nos quiseram solapar. Estamos numa maratona correndo para evitar que destruam todas as conquistas em termos de educação, saúde, trabalho, alimentação e moradia - cidadania...enfim, direitos a uma vida digna. Por outro lado, se inicia um ano de eleição majoritária no Brasil – prelúdio de esperança, e com isso reascende, não só a esperança, mas a disposição de lutar na busca de construir as condições político-sociais que restaure a democracia, no que diz respeito às instituições, os valores humanos e a dignidade dos brasileiros. 2022 será “tempo de luta” de militância aguerrida para jogar fora todo entulho fascista que sobreveio a “pátria amada”. Em linguagem freireana será tempo de “esperançar”, verbo que ecoou nas comemorações do centenário de nascimento de Paulo Freire e animou as ações e lutas com fins a construir condições materiais, minimamente necessárias, as nossas utopias de redemocratização e de mudança. Relembrando o velho Gramsci reconstituir as relações e o diálogo possível entre sociedade civil e sociedade política, quiçá, restaurar os lampejos de democracia nesta terra “brasilis”. Como democracia não é um estado perene, dado, mas algo em construção – como uma utopia, façamos de 2022 um ano de preparação para a retomada da democratização da nação interrompida com o golpe parlamentar de 2016.

Publicado: 2022-04-25

Apresentação

  • Apresentação Formação de professores, perdas y danos: A LUTA PELA RECONQUISTA DOS DIREITOS

    José Rubens Lima Jardilino
    Abstract views: 503 / PDF downloads: 565
    9-12
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i29.579

Artigos

  • O Processo de construção da BNC-Formação a partir de seu contexto de influência

    Carolina Caporal Dantas COSTA, Suzane da Rocha Vieira GONÇALVES (Autor)
    Abstract views: 611 / PDF downloads: 644
    13-24
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i29.566
  • O desenvolvimento profissional docente em diálogo com as concepções teóricas de pierre bourdieu: a constituição do habitus profissional no ensino de história

    Leonardo Lopes de FREITAS, André Luiz Sena MARIANO (Autor)
    Abstract views: 462 / PDF downloads: 518
    25-42
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i29.504
  • Implicações de uma comunidade de aprendizagem ao desenvolvimento profissional docente de professoras da educação infantil em tempos de pandemia

    Thaís De Oliveira da SILVA, Rita Buzzi RAUSCH, Cleide dos Santos (Autor)
    Abstract views: 485 / PDF downloads: 415
    43-56
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i29.554
  • Análises de pesquisas envolvendo a articulação entre comunidades de prática e formação de professores de química

    Flávia Cristiane Vieira da SILVA, Jakson Carlos Lins LEITE (Autor)
    Abstract views: 299 / PDF downloads: 372
    57-76
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i29.509
  • A presença da educação literária na formação inicial de pedagogos(as): contribuições de um componente curricular

    Stéfane de Almeida dos SANTOS, Marineuma de Oliveira Costa CAVALCANTI (Autor)
    Abstract views: 300 / PDF downloads: 319
    77-90
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i29.506
  • A educação e seus desafios em tempos de isolamento social: reflexos em uma turma do curso de licenciatura integrada da UFPA

    Jose Erildo Lopes JUNIOR, Tatiana FACCIO, Marcos Fabrício Ferreira PEREIRA (Autor)
    Abstract views: 265 / PDF downloads: 340
    91-104
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i29.569
  • Professores, escola e currículo constituindo o percurso de uma disciplina

    Patrícia Aparecida BIOTO, Rosiley Aparecida TEIXEIRA (Autor)
    Abstract views: 295 / PDF downloads: 388
    105-118
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i29.515
  • Inovação pedagógica e currículo nos projetos político-pedagógicos em cursos de formação de professores/as

    Elena Maria Billig MELLO, Adriana da Silva BIAVASCHI (Autor)
    Abstract views: 425 / PDF downloads: 436
    119-132
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i29.500
  • As contribuições do professor supervisor para a construção da identidade docente de licenciandos em ciências biológicas

    Matheus dos Santos REIS, Viviane Dias (Autor)
    Abstract views: 449 / PDF downloads: 459
    133-148
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i29.532