Análises de pesquisas envolvendo a articulação entre comunidades de prática e formação de professores de química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i29.509
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Palavras-chave:

Formação de professores, Comunidades de Prática, Ensino de Química

Resumo

Investigamos trabalhos científicos envolvendo a articulação entre Comunidades de Prática (CoPs) e a formação de professores de Química. Fizemos um recorte temporal de 5 anos (2015-2020), para identificar como os aspectos teóricos e metodológicos das CoPs são ressignificados em tais pesquisas. Para tal, caracterizamos como as pesquisas discutem e ressignificam o engajamento, repertório compartilhado e projeto conjunto. Da análise, foi possível identificar que as comunidades de prática são compreendidas como possíveis espaços de formação docente. De maneira geral, acreditamos que a formação a partir das CoPs pode contribuir para construção dos diferentes saberes docentes, construídos a partir do engajamento e participação.

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Publicado

2022-04-16

Como Citar

SILVA, F. C. V. da; LEITE, J. C. L. . Análises de pesquisas envolvendo a articulação entre comunidades de prática e formação de professores de química . Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 57–76, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i29.509. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/509. Acesso em: 13 out. 2024.