Volume 10, n. 19, ago/dez de 2018

A Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria da Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao número 18, o primeiro número do volume 10 que abrange a periodicidade de janeiro-Julho de 2018. 

O Conselho editorial executivo da revista tomou a decisão de publicar nos dois números de 2018, um dossiê divulgando um retrato/perfil dos grupos de pesquisa sobre Formação de Professores no Brasil, elaborados pelos grupos que participaram do III Simpósio de Grupos de Pesquisas nesse campo do conhecimento na área da Educação e Ensino, realizado em Guarulhos em Outubro de 2016 e no qual participaram 42 Grupos de Pesquisa. Desta forma os dois números do volume 10 retratam uma fotografia da pesquisa em grupos consolidados sobre a temática. 

Pela lavra de experientes pesquisadores do campo, o núcleo duro de sustentação do GT 08 da Anped, os textos aqui veiculados indicam como os grupos vêm desenvolvendo suas pesquisas, tema e subtemas, o quadro teórico sob qual orientam suas pesquisas, a natureza da investigação, as contribuições para o campo da formação de professores e as perspectivas teórico-metodológicas. Esse volume demonstra o acumulo do conhecimento sobre a Formação de Professores e, em especial, revelam uma grande rede de pesquisa no país sobre esse campo de conhecimento.  

Os números 18 e 19 que compõem o volume 10 que comemoram os 10 anos de criação do periódico Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre a Formação de Professores (RBPFP) publicada pelo GT 08 – Formação de Professores da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação em parceria com a Editora Autêntica. 

O número 19 desse volume que ora apresentamos está composto de 8 artigos do dossiê acima mencionado e acrescidos de dois artigos internacionais da demanda espontânea. Trata-se do artigo El arte de la educación integral: Retos a la formación de Maestros de autoria das professoras Diana, Soto-Arango (UPTC), Edith Bernal (PUC Javeriana) que discutem a formação de professores na abordagem de uma educação humanística sob o modelo pedagógico de aprendizagem como arte em oposição à abordagem educativa instrucional do modelo pedagógico da educação programada. O Segundo artigo é da lavra do jovem professor da Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia, doutorando em Ciencias de la Educación pelo doutorado oferecido pela Rede de Universidades Públicas Colombianas – RUDECOLOMBIA, Ricardo Andrés Franco Moreno, no qual apresenta numa perspectiva história da formação de professores - Licenciados em Ensino de Ciências na Colômbia.

Agradecemos de forma especial a fidelidade do leitor e pesquisador nesses 10 anos de existência da Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores – Formação Docente e os convidamos a leitura deste número.

Publicado: 30-12-2018

Apresentação

Artigos