Pesquisar e consolidar na região o conhecimento sobre a Formação de Professores: o duplo desafio do NEFOP

Autores

  • Leila Pio Mororó UESB

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v10i19.170
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Palavras-chave:

Formação de Professores, Grupo de Pesquisa, Política de Formação de Professores

Resumo

O grupo de pesquisa Nefop (Núcleo de estudo, pesquisa e formação de professores) tem como missão promover estudos, pesquisas e desenvolver ações sobre e para a formação e o trabalho docente, com o objetivo de contribuir para a consolidação da área de conhecimento no interior da Bahia. O grupo tem realizado pesquisas e eventos de extensão subsidiados por financiamento institucional interno e externo e em colaboração com outros grupos de pesquisa. Dentre as pesquisas realizadas pelo Núcleo, serão destacadas neste texto as relativas às políticas de formação de professores, com ênfase na avaliação dos programas especiais de formação desenvolvidos no país nas últimas duas décadas. A partir dessas pesquisas é possível afirmar que nas instituições de ensino superior envolvidas com essas ações predominam o imediatismo e o improviso; que os órgãos gestores das políticas públicas, de maneira geral, não tem clareza quanto a suas atribuições no regime de colaboração, recaindo sobre os docentes as responsabilidades de se manterem em formação. Esses, por sua vez, se sentem satisfeitos com a certificação recebida e a valorização profissional e salarial dela decorrente.

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Referências

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

MORORÓ, L. P. Pesquisar e consolidar na região o conhecimento sobre a Formação de Professores: o duplo desafio do NEFOP. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 115–130, 2018. DOI: 10.31639/rbpfp.v10i19.170. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/170. Acesso em: 24 abr. 2024.

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