Apresentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.670
Abstract views: 330 / PDF downloads: 568

Resumo

A Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria com Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao segundo quadrimestre de 2022 - número 31 do volume 14 (setembro-dezembro) de 2022.

Nos editoriais ou apresentações dos números anteriores deste ano sinalizamos a conjuntura e as possibilidades, ainda que remotas à época, sobre as mudanças na política e o apoio as resistências que se fazíamos sobre questões de natureza social, educacional e políticas. Denunciávamos as perdas que acumulamos no (des)financiamento da ciência, da pesquisa e da Universidade pública e conjugávamos, com todas as forças do nosso desejo de mudanças, o verbo “esperançar”. Por meio da luta construímos as saídas para a retomada dos direitos, do processo democrático, e acima de tudo, das reconquistas dos direitos perdidos ou devastados pelo governo e pelo congresso nacional de Platão. Continuamos lutando e esperançando por novos rumos e novos tempos anunciados de que no próximo editorial (set/dez de 2022) pudéssemos escrevê-lo de outro lugar político. É deste lugar que hoje escrevemos a apresentação ao n.31 do volume 14 (set-dez) de 2022.

Estamos sob o impacto de uma mudança política importante, mais em especial, esperamos que, desde nosso lugar de fala, possamos ter uma outra dimensão valorativa para a Pesquisa, a Universidade, a Ciência e a Educação de forma mais ampla. O Brasil elegeu Luiz Inácio Lula da Silva para um terceiro mandato esperando que seu governo restabeleça os processos democráticos, os direitos borrados pelas políticas necrófilas do governo do turno o qual deixará o posto, assim esperamos, em primeiro de janeiro de 2023.

Com estas auspiciosas perspectivas para nossa lida profissional e acadêmica a equipe editorial da Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores está feliz por poder apresentar ao leitores um número da revista com um tema de dossiê de relevante reflexão para o campo da Formação de Professores - “Formação docente: as interfaces com a saúde e as tecnologias”, elaborado pela Rede Mineira de Educação e coordenado pelas colegas Profa. Dra. Rosa Maria da Exaltação Coutrin (UFOP) e Profa. Dra. Mônica Maria Teixeira Amorim (UNIMONTES), reunindo pesquisadores/as desta região do Brasil em torna da temática proposta trazendo ao público-leitor resultados de pesquisas e discussões sobre temas relacionados à formação docente às relações entre docência saúde e tecnologias. Questões estas que interrogam a formação docente na interface com as áreas da saúde, tendo como pano de fundo a intensificação do trabalho docente, mediado pelas tecnologias em tempos pandêmico e pós-pandêmico. O dossiê oferece ao leitor uma abordagem da temática em interface com a saúde abordadas a partir de variados aspectos e espaços de pesquisas.

Este número conta com quinze (15) artigos, destes, sete(7) compõem o Dossiê “Formação Docente: Interfaces com a Saúde e Tecnologias” sendo o primeiro uma apresentação sistemática do tema no conjunto dos textos aprovados para este dossiê e os demais, oitos (8) compõem a sessão artigos da demanda espontânea. É importante registrar que a concentração de artigos na região sudeste (8) deve-se ao fato da composição do dossiê ter sido proposto e elaborado pela Rede Mineira de Educação. Todavia, os demais artigos demonstram um panorama nacional de resultados de pesquisas sobre o campo da formação, assim representados: (1) da região norte, (2) da região nordeste; (1) centro-oeste; (2) região sul e (7) região sudeste. Neste número publicamos dois (2) artigos de pesquisadores internacionais (1) de Portugal e (1) Chile/México.

Esperamos que este número proporcione um relevante aporte para os/as pesquisadores(as) do campo da formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

JARDILINO, J. R. L. Apresentação. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 31, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i31.670. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/670. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>