ESTÁGIO COM PESQUISA EM CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i30.588
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Palavras-chave:

Estágio, Formação de professores, Aprendizagem da docência, Institutos Federais

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de pesquisa sobre Estágio Curricular Supervisionado (ECS) nas Licenciaturas em um Instituto Federal de Educação, instituição que faz parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Brasileira (RFEPCT), e possui como foco a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Tem como objetivo analisar o potencial formativo da proposta que perspectiva inserir a pesquisa como estratégia e finalidade formativa e de construção de conhecimento, associando aprendizagens e vivências significativas da docência no ECS. Adotando uma abordagem qualitativa, apresenta percepções dos estagiários, recolhidas em narrativas orais e escritas, sobre esta nova estrutura do ECS e seus reflexos no processo de tornar-se professor. Os resultados sinalizam que a nova proposta formativa favoreceu a reflexão crítica e contribuiu para a construção dos saberes da docência e desenvolvimento de atitudes de investigação dos licenciandos; contudo, para avançar, é fundamental a formação continuada, realizadajunto agrupos de estudo e pesquisa sobre a temática, envolvendo formadores e coformadores.

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Publicado

2022-08-29

Como Citar

PANIAGO, R. N.; SARMENTO, T.; ROCHA, S. A. da; NUNES, P. G. ESTÁGIO COM PESQUISA EM CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 35–47, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i30.588. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/588. Acesso em: 28 abr. 2024.