Apontamentos sobre a formação de professores nos estudos e produções do grupo de pesquisa EDUCAS/UECE: percursos e perspectivas

Autores

  • Isabel Maria Sabino de Farias Universidade Estadual do Ceará – UECE
  • Jeannette Filomeno Pouchain RAMOS Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB
  • Silvina Pimentel SILVA Universidade Estadual do Ceará – UECE

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v10i19.180
Abstract views: 1346 / PDF downloads: 1228

Palavras-chave:

Formação de Professores, Grupo de Pesquisa, Metodologia

Resumo

O texto, resultado de exame teórico e documental, aborda o tema da formação de professores nos estudos e produções do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade - EDUCAS, da Universidade Estadual do Ceará - UECE, entre 2006 a 2018. As últimas décadas evidenciaram o potencial de processos associativos na produção do conhecimento, fomentando a expansão e fortalecimento de grupos de pesquisa nas universidades públicas. A análise destaca a caminhada como coletivo, a adoção de formas de trabalho colaborativo e investimentos na formação de novos pesquisadores para a área, como marca do percurso do EDUCAS. O desenvolvimento de pesquisas integradas é outro aspecto recorrente nos estudos dessa equipe, prevalecendo a abordagem qualitativa, pesquisas empíricas e a adoção de metodologias variadas. As temáticas denotam interesses no campo da política educacional, do percurso de formação dos professores, da prática docente e da inovação pedagógica, tanto numa perspectiva contemporânea quanto histórica. O EDUCAS está na base da criação e consolidação do Programa de Pós-Graduação em Educação desta instituição, que tem como área de concentração a formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução da 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
AGUIAR, Karen Cristina V. de. A história de vida evidenciada nas idéias de educadores do Ensino Fundamental no município de Fortaleza. Monografia (Pedagogia). Fortaleza: UECE/CED, 2007.
ARAÚJO, Sandra Regina Pires; FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental e seus saberes sobre pesquisa: entre os caminhos da formação e da prática profissional. In: FARIAS, Isabel Maria Sabino de; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; MORAES, Lélia Cristina Silveira de (Orgs.). Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação. São Luiz: EDUFMA, 2017, p.68-101.
BEZERRA, José Eudes Baima. A Intenção e o Gesto: Educação e Mudancismo no Ceará (1987-1991). Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira. Fortaleza: UFC, 1996.
BRASIL. MEC. CAPES. Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2011-2010. Brasília: DF: CAPES, 2010.
CARDOSO, Nilson de Souza; FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Como ensina o professor de Ciências Biológicas que pesquisa? In: FARIAS, Isabel Maria Sabino de; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; MORAES, Lélia Cristina Silveira de (Orgs.). Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação. São Luiz: EDUFMA, 2017, p.102-124.
CASTRO, Solange Maria Santos. Profissão Professor no Ceará 1964-1985: percursos ambíguos da docência. Monografia (Pedagogia). Fortaleza: UECE/CED, 2007.
CAVAIGNAC, Monica Duarte. Desafios da Formação Docente: um estudo a partir dos percursos, saberes e práticas dos professores dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Relatório de Pesquisa. Estágio Pós-Doutoral. Fortaleza: UECE/PPGE, 2018.
CAVALCANTE, Maria Marina Dias; NUNES, João Batista Carvalho; FARIAS, Isabel Maria Sabino de (Orgs.). Pesquisa em Educação na UECE: um caminho em construção. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002.
CONCEIÇÃO, Ariádine Custódio Vieira. A Carreira Docente (1930/1964): o que dizem os documentos oficiais? . Monografia (Pedagogia). Fortaleza: UECE/CED, 2007.
ESTEVES, Maria Manuela. Prefácio. In: FARIAS, Isabel Maria Sabino de; JARDILINO, José Rubens Lima; SILVESTRE, Magali Aparecida; ARAÚJO, Regina Magna Bonifácio de. Pesquisa em Rede: diálogos de formação em contextos coletivos de conhecimento. Fortaleza: EdUECE, 2018, p. 13-19.
FARIAS, Isabel Maria Sabino de. A Atividade Docente no Telensino: um estudo acerca dos saberes mobilizados na prática pedagógica do Orientador de Aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira. Fortaleza: UFC, 1997.
_______. A cultura docente face à formação para a pesquisa: a gestão dos saberes na docência universitária. Relatório Técnico Final. Fortaleza: UECE/EDUCAS/CNPq, 2011, 280p.
_______; BEZERRA, José Eudes Baima. Melhoria da Aprendizagem na Escola de Ensino Médio: avanços, limites e perspectivas do PIBID no cenário da avaliação censitária. Projeto de Pesquisa. Fortaleza; UECE: EDUCAS, 2011.
_______; _______. Do documento ao documento: recompondo seu lugar histórico. In: NÓBREGA-THERRIEN, S. M; FARIAS, I. M.S. de; NUNES, J. B. C. Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. Fortaleza; EdUECE, 2011, vol. III, p. 43-54.
_______; JARDILINO, José Rubens Lima; SILVESTRE, Magali Aparecida; ARAÚJO, Regina Magna Bonifácio de. Pesquisa em Rede: diálogos de formação em contextos coletivos de conhecimento. Fortaleza: EdUECE, 2018.
_______; _______; _______ (Orgs.). Aprender a ser professor: aportes de pesquisa sobre o PIBID. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.
_______; _______; _______. Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID. Projeto de Pesquisa em Rede – Programa Observatório da Educação/OBEDUC CAPES. Fortaleza: UECE. EDUCAS, 2012.
_______; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; MORAES, Lélia Cristina Silveira de (Orgs.). Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação. São Luiz: EDUFMA, 2017.
_______; NUNES, Ana Ignez Belém Lima. Ofício de professor: trajetórias, idéias e práticas. Revista da Educação Pública, Cuiabá: EdUFMT, 2006, v. 15, nº. 28, p 69-84.
_______; _______; ALBUQUERQUE, Maria Glaúcia Menezes Teixeira; MAGALHÃES JÚNIOR, Antonio Germano; BEZERRA, José Eudes Baima. Profissão Professor: política e memórias. Relatório Técnico de Pesquisa. Fortaleza: UECE. EDUCAS/CNPq, 2007, 193p.
_______; THERRIEN, Jacques; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; SALES, José Albio Moreira. Formação de Professores no Estado do Ceará: a responsabilidade social da UECE. Revista Educação Brasileira, v. 33, p. 42-69, 2011.
_______; _______; _______; SILVA, Silvina Pimentel. A Docência Universitária sob o prisma da integração ensino e pesquisa. Teresina: EDUFPI, 2014.
FURTADO, Bernardo Alves. Pesquisa em rede: análise preliminar dos grupos de pesquisa do CNPq em 2014. Radar nº 45 – Junho de 2016. Disponível em: <Repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/6879/1/Radar_n45_pesquisa.pdf>. Acessado em: 28 dez. 2017.
GÓMEZ, A. I. Pérez. La cultura escolar em La sociedad neoliberal. Madrid: Edicones Morata, 1998.
GURGEL, Maria Isabele P. A história de vida na construção da identidade do professor. Monografia (Pedagogia). Fortaleza: UECE/CED, 2008.
HARGREAVES, Andy. Profesorado, cultura y postmodernidad: cambian lostiempos, cambia el profesorado. Madrid: Ediciones Morata, 1999.
HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Língua Portuguesa S/C Ltda. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
JARDILINO, José Rubens Lima. Educação e Protestantismo – estudo sobre os fundamentos da educação na Reforma Protestante: a correspondência de João Calvino (1536-1564). Projeto de Estágio Pós-Doutoral. Ouro Preto, UFOP, 2015.
KOSIK, K. A Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
LE GOFF, J. História e memória. Tradução Bernardo Leitão [et. all.]. 4ª ed. Campinas, São Paulo: Editora da UNICAMP, 1996 (Coleção Repertórios).
MACHADO, Nilson José. A Universidade e a organização do conhecimento: a rede, o tácito, a dádiva. Estudos Avançados, vol.15 no.42, São Paulo May/Aug. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142001000200018. Acessado em: 31/12/17.
MACIEL, Alessandra de Oliveira. Cartografia da formação, saberes e práticas avaliativas de professores no curso de matemática. Relatório de Qualificação de Projeto de Dissertação. (Educação). Universidade Estadual do Ceará. Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Fortaleza-Ce, 2017.
MAGALHÃES JÚNIOR, Antonio Germano; FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Memórias e Cotidiano: os escritos de Amália Xavier de Oliveira sobre a escola Normal Rural de Juazeiro do Norte (1934-1946). In: VASCONCELOS, J. G.; NASCIMENTO, Jorge Carvalho (Org.). História da Educação no Nordeste Brasileiro. Fortaleza: Edições UFC, 2006, p. 77-90.
_______; FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Ruralismo, Memórias e Práticas Educativas no Cotidiano da Primeira Escola Normal Rural do Brasil: a Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte – Ce (1934 – 1946). In: WERLE, F. O. C. (Org.). Educação Rural em perspectiva internacional: instituições, práticas e formação do professor. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007, p. 53-78.
_______. Cartografia das relações de saber/poder dos professores das licenciaturas. Projeto de Pesquisa. Edital Universal do CNPQ 14/2014. Fortaleza: UECE, 2014.
_______. Cotidiano das práticas formativas de professores em Fortaleza: mitos e ritos na constituição de uma cultura profissional no período republicano. Projeto de Pesquisa. Fortaleza: UECE, 2011.
_______. Vigilância, Transgressão e Punição: Memórias de ex-alunas de escolas católicas de formação de educadoras (1964-1969). Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira. Fortaleza: UFC, 2003.
MIRANDA, Augusto Ridson de Araújo. Formação, saberes e práticas dos professores da área de Ensino de História no Curso de História da UECE em Fortaleza. Dissertação (Educação). Universidade Estadual do Ceará. Centro de Educação. Programa de Pós-graduação em Educação. Fortaleza–Ceará, 2016.
MOREIRA, Jonathan Rosa; VILAN FILHO, Jayme Leiro; MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. Características e produção científica dos grupos de pesquisa do CNPq/DGP nas áreas de Ciência da Informação e Museologia (1992 – 2012). Perspectivas em Ciência da Informação, v.20, n.4, p.93-106, out./dez. 2015.
MILLS, C. W. Apêndice: do artesanato intelectual. In: A imaginação sociológica. 2ª ed. Rio de Janeiro:Zahar, 1969.
NETA, Maria de Lourdes da Silva. O conhecimento avaliativo dos docentes dos cursos de pedagogia: cartografia dos saberes, práticas e formação. Relatório de Qualificação de Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual do Ceará. Centro de Educação. Programa de Pós-graduação em Educação. Fortaleza-Ce, 2018.
NÓBREGA-THERRIEN, S. M; FARIAS, I. M. S. de; SILVA, Silvina Pimentel. O grupo de estudo como estratégia de formação e produção de conhecimento sobre desenvolvimento profissional em educação. In: FARIAS, Isabel Maria Sabino de; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; MORAES, Lélia Cristina Silveira de (Orgs.). Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação. São Luiz: EDUFMA, 2017, p.142-170.
NOGUEIRA, Delane Lima. A Profissão Professor no Ceará dos anos 1930. Monografia (Pedagogia). Fortaleza: UECE/CED, 2005.
_______. Amália Xavier e a Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte: registros sobre a constituição de uma cultura docente para a educação no campo. 1ª ed. Fortaleza: editora IMEPH, 2011.
NUNES, Ana Ignez Belém Lima. A professora alfabetizadora: caminhos e descaminhos na construção de uma identidade. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira. Fortaleza: UFC, 1995.
PERONI, V. Política Educacional e papel do Estado: no Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã, 2003.
RAMOS, Jeannette Filomeno Pouchain. Gestão do Projeto Educativo da Escola de Ensino Médio nas Trilhas das Mudanças. Projeto de Pesquisa. Edital Universal MCT/CNPq 14/2007. Fortaleza: EDUCAS/UECE, 2007.
______. Gestão por Resultado na Educação: a responsabilização e o regime de colaboração na promoção do direito à educação no Ceará (1995-2010). Projeto de Pesquisa. Edital Universal MCT/CNPq 13/2014. Fortaleza: EDUCAS/UECE, 2014.
ROCHA, Cláudio César Torquato. Saberes da docência aprendidos no PIBID: Um estudo com futuros professores de Sociologia. 1ª edição. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.
______; FALCÃO, Giovana Maria Belém; FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Desenvolvimento profissional de docentes da Educação Básica: o que contam professores supervisores do PIBID no Ceará?. In: FARIAS, Isabel Maria Sabino de; JARDILINO, José Rubens Lima; SILVESTRE, Magali Aparecida (Orgs.). Aprender a ser professor: aportes de pesquisa sobre o PIBID. Jundiaí: Paco Editorial, 2015, p. 96-116.
RUF 2017. Ranking de universidades. Disponível em: https://ruf.folha.uol.com.br/2017/ranking-de-universidades/. Acessado em 30/05/18.
SANTOS, Maria Terla Silva Carneiro dos. Saberes, práticas e formação: uma cartografia dos professores da área de “História e Ensino” da FECLESC/ UECE. Dissertação (Educação). Universidade Estadual do Ceará. Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Fortaleza–Ceará, 2017.
SILVA, Mirelle Araújo. O Pensamento Pedagógico da Escola Nova na Proposta de Formação da Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte. Monografia (Pedagogia). Fortaleza: UECE/CED, 2007.
______. O Lavrador: a função do jornal na formação do professor ruralista de Juazeiro do Norte. 1ª ed. Fortaleza: editora IMEPH, 2011.
SILVA, Silvina Pimentel. Docência universitária e pesquisa: contradições e possibilidades. Relatório do Estágio Pós-Doutoral. Universidade de Brasília/UNB, Brasília: PPGE, 2013.
______. O Professor do Ensino Superior e a Pesquisa: Qual relação e prática pedagógica?. Projeto de Pesquisa. Fortaleza: EDUCAS/UECE, 2011.
______. Os Cursos de Licenciatura como formadores de professores: em que se constituem as bases da formação para a docência na Educação Básica?. Projeto de Pesquisa. Fortaleza: EDUCAS/UECE, 2014.
______. A Formação Continuada no exercício da docência em contextos da universidade: o que pensam os professores?. Projeto de Pesquisa. Fortaleza: EDUCAS/UECE, 2017.
SILVEIRA, Clarice Santiago; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; AZEVEDO, Maria Raquel de Carvalho. A pesquisa na formação do professor: estratégia de melhoria do seu campo teórico e prático. In: FARIAS, Isabel Maria Sabino de; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; MORAES, Lélia Cristina Silveira de (Orgs.). Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação. São Luiz: EDUFMA, 2017, p.25-67.
SHIROMA, O. E.; MORAIS, M. C. M. de; EVANGELISTA, O. Política Educacional. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
THOMPSON, P. A voz do passado: história oral. Tradução Lólio Lourenço de Oliveira. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
VARELA, Sarah Bezerra Luna. Docência universitária em cursos de licenciatura: cartografias de percursos formativos, constituição de saberes e vivências de práticas pedagógicas. Relatório de Qualificação de Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual do Ceará. Centro de Educação. Programa de Pós-graduação em Educação. Fortaleza-Ce, 2017.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

DE FARIAS, I. M. S.; RAMOS, J. F. P.; SILVA, S. P. Apontamentos sobre a formação de professores nos estudos e produções do grupo de pesquisa EDUCAS/UECE: percursos e perspectivas. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 13–32, 2018. DOI: 10.31639/rbpfp.v10i19.180. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/180. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.