NUPEDOC: Formação Humana, Arte, Infância e Pesquisa

Autores

  • Luciane Maria Schlindwein UFSC
  • Ilana Laterman UFSC
  • Joselma Salazar de Castro Prefeitura Municipal de Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v10i19.185
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Palavras-chave:

Formação de professores; infância; psicologia histórico-cultural

Resumo

O núcleo de pesquisa tem como eixo central dos estudos a formação de professores para a infância e atua na linha de pesquisa Educação e Infância do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC). Os estudos e pesquisas fundam-se na perspectiva histórico-cultural com foco na escola, na cultura, na arte, na estética e em suas relações com a formação humana e a ação do professor e seus desdobramentos. O Núcleo de Formação de Professores, Escola, Cultura e Arte (NUPEDOC) vem se organizando a partir de quatro eixos: a) formação inicial e continuada de professores para a infância; b) prática de ensino como co-formadora (ênfase na relação escola/universidade); c) desenvolvimento estético de professores e crianças; d) reflexões conceituais e metodológicas pautadas nos pressupostos teóricos e metodológicos de Vigotski e Bakhtin.

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

SCHLINDWEIN, L. M.; LATERMAN, I.; CASTRO, J. S. de. NUPEDOC: Formação Humana, Arte, Infância e Pesquisa. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 67–84, 2018. DOI: 10.31639/rbpfp.v10i19.185. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/185. Acesso em: 28 mar. 2024.