v. 15 n. 32 (2023): Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP)

					Visualizar v. 15 n. 32 (2023): Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP)

A Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), publicada em parceria com Editora Autêntica. Esta edição refere-se ao primeiro quadrimestre de 2023 – volume 15, número 32 (janeiro-abril) de 2023.

Apresentamos aos pesquisadores do campo e ao público leitor em geral este primeiro número da revista do ano de 2023.  Aproveitamos a oportunidade para nos desculpar pelo atraso da publicação deste quadrimestre justificada em virtude de dificuldades no processo de edição. 

Publicamos o volume 15 com o número 32 da revista divulgando nove (9) pesquisa publicando seus resultados em artigos de demanda espontânea, assim distribuídos: (nordeste =3; sul=3; centro-oeste=2 e sudeste=1) Os três (3) artigos da região nordeste trazem a discussão sobre a formação inicial e questões da docência. No primeiro uma análise sobre a Formação Inicial por meio do PIBID. Tratando do mesmo tema da formação inicial apresenta-se um segundo artigo sobre a interdisciplinaridade na prática de ensino de ciência, e o terceiro artigo que discute as motivações da formação para a docência na área da Física; Da região sul também se publica três (3) artigos todos sobre fundamentos da formação. O primeiro - “formação do mestre, uma leitura tomasiana” traz uma discussão filosófica para a Formação de Professores, tema bastante raro em nosso campo de estudos pela primazia da epistemologia da prática. Seguido de um artigo que nos propõe um debate sobre o tema da Pedagogia como Ciência, na perspectiva e leitura das universidades do sul do país. E, o terceiro deste regão elabora uma revisão sistemática sobre aprendizagem de conceitos na formação inicial de professores; Da região Centro Oeste publicamos dois (2) artigos, um sobre Formação Continuada na perspectiva do trabalho docente no planejamento coletivo e colaborativo na área de ciências, e o segundo, uma análise de reflexões sobre a Formação Inicial em trabalhos finais de curso na licenciatura de Educação Física. E por fim, algo bastante diferenciado e que foge a regra, a publicação de um único artigo do sudeste, no qual os autores tratam também de questões teórico-metodológica: “Uso de categorias analíticas para a descrição de crenças epistemológicas de professores em formação”. Este fato foi bastante inusitado uma vez que nos demais números, e na história da revista, o maior volume de submissões vem da região sudeste. Talvez este fato seja um tema interessante para pensarmos que a maior amplitude de periódicos na área e as propostas de maior atenção a dispersão regional começam a surtir efeitos, possibilitando assim, maior democratização na pesquisa nacional. 

Esperamos que este número proporcione um relevante aporte para os/as pesquisadores(as) do campo da formação de professores. 

Publicado: 2023-05-29

Apresentação

  • Apresentação

    José Rubens Lima Jardilino
    Abstract views: 320 / PDF downloads: 332
    9
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i32.710

Artigos

  • Pedagogia como ciência e curso um olhar a partir das universidades do sul do Brasil

    Fernanda Carla Dias Vicenzi, Marilandi Maria Mascarello Vieira (Autor)
    Abstract views: 420 / PDF downloads: 720
    11-24
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i32.662
  • Uso de categorias analíticas para a descrição de crenças epistemológicas de professores em formação

    Francisco Otávio Cintra Ferrarini, Thiago Moura Bego, Amadeu Moura Bego (Autor)
    Abstract views: 258 / PDF downloads: 214
    25-38
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i32.681
  • A Questão do intelecto na formação do “mestre” Uma leitura tomasiana

    Isabella Carolina de França Martins, Terezinha Oliveira (Autor)
    Abstract views: 159 / PDF downloads: 203
    39-52
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i32.685
  • Aprendizagem de conceitos na formação inicial de professores Uma revisão sistematica

    Leonardo Ristow, Jessica Cardoso, Valmor Ramos (Autor)
    Abstract views: 391 / PDF downloads: 326
    53-66
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i32.663
  • Motivação para ser professor A qualidade motivacional dos estudantes de licenciatura em Física

    Marcelo Nunes Coelho, Francisco Antônio de Sousa, Elias das Neves Freire (Autor)
    Abstract views: 270 / PDF downloads: 262
    67-86
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i32.661
  • Interdisciplinaridade no ensino de ciências Concepções de licenciandos em Ciências da Natureza e a influência do Programa Institucional de Residência Pedagógica da UNIVASF.

    Thaise Conceição Cordeiro, Gisele Soares Lemos Shaw (Autor)
    Abstract views: 452 / PDF downloads: 344
    87-104
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i32.650
  • Formação continuada e permanente de professores e o planejamento coletivo das aulas de Ciências

    Dirce Cristiane Camilotti, Shirley Takeco Gobara (Autor)
    Abstract views: 333 / PDF downloads: 331
    105-120
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i32.649
  • Entre o campo, os interesses e as produções Uma análise dos TCCS de um curso de licenciatura em Educação Física

    Bruna Karolaynne Martins Amorim, Mayrhon José Abrantes Farias, Adriano Lopes de Souza (Autor)
    Abstract views: 184 / PDF downloads: 168
    121-136
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i32.675
  • Formação inicial de professores através do PIBID Experiências em escolas do município de São Raimundo Nonato-PI

    José Moreira de Sousa, Leia Soares da Silva (Autor)
    Abstract views: 436 / PDF downloads: 343
    137-154
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i32.677