A Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria da Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao número 20, o primeiro número do volume 11 que abrange a periodicidade de Janeiro-Abril de 2019. O primeiro número de sua nova fase com periodicidade quadrienal. 

Os artigos que compõem esse número são reflexões de temática diversas da área da formação e do ensino. Trata-se de um número que divulga uma série de pesquisa e estudos no campo do Ensino no campo da pedagogia, da formação em língua estrangeira para o ensino na educação de Jovens e Adultos e dois artigos que abordam a formação e o ensino na área da Saúde, um tema pela primeira vez visitado na revista. Seguido por textos que discutem temas sobre as licenciaturas, no estágio supervisionada e o PIBID e sobre a Formação de Professores para a Educação profissional.  Finaliza esse número com um artigo em língua francesa da lavra da professora Thérèse Hamel, Québec, Canadá, pesquisadora da História da Educação e, em especial da história da formação de professores no Canadá,  no qual traz uma reflexão sobre  a transferência da formação de professores da Escola Normal para a universidade, vista a partir da ótica das professores religiosas do Québec no século passado. 

Esse número de demanda espontânea apresenta uma boa distribuição dos trabalhos por região, contemplando a divulgação de pesquisas sobre a formação de professores e na área do Ensino em quatro das cinco regiões do Brasil, a saber, 1 da região nordeste, 2 trabalho do Centro-Oeste, 2 da região Sudeste e 4 artigos da região Sul, assim como 1 verbete da mesma região . Esse número traz também 1 artigo internacional. Os dez artigos estão assim distribuídos: 1. Estágio supervisionado como espaço de reflexão sobre o exercício da docência em Química no Ensino Médio; 2.A formação pedagógica nos cursos de licenciatura da UFPB – repensando a prática como componente curricular; 3. Estratégias formativas do Programa PIBID no Estado de São Paulo: Os subprojetos de pedagogia em questão; 4. A construção de saberes docentes no contexto das ações formativas colaborativas; 5. Os conhecimentos de Didática na formação de professores; 6. Formação de Professores na Educação Profissional: uma análise sobre a dimensão pedagógica; 7. Processos formativos  de professores de inglês que trabalham na EJA- Educação de Jovens e Adultos; 8. Formação para a Docência na Educação Superior no campo da Saúde: Horizontes de Pesquisa; 9. Classe Hospitalar: Práticas pedagógicas desenvolvidas com Crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 10. La face cachée de la “Revolution Tranquille: l ecas de l’abolition des Écoles Normales vue à travers de regard des  religieuses enseignantes au Québec- Canadá.

Este número inaugura a Sessão Verbete que se dedica a proporcionar uma ferramenta para pesquisando iniciantes sobre a Formação de Professores. A Comissão Editorial apoiou a criação dessa sessão (na mesma sessão de entrevistas) em virtude de demanda espontânea. A sua característica não será na perspectiva do verbete enciclopédico, mas numa abordagem conceitual do que já está consolidado no campo da Formação de Professores e profissão docente. Não tem a finalidade de ensaio suscitando novos debates, mas, sim de elaborar e divulgar os conceitos do conhecimento dado no campo.

Agradecemos atenção do leitor e o convidamos a leitura

_José Rubens Lima Jardilino_

Publicado: 17-07-2019

Apresentação

Artigos