Formação acadêmico-profissional de professores(as)

Palavras-chave: formação acadêmico-profissional; formação docente; professores(as)

Resumo

Este é um verbete sobre a formação acadêmico-profissional de professores(as) que poderá compor o "Dicionário crítico de formação de professores" desta Revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Paula Salomão de Freitas, Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA

Possui graduação em Ciências Biológicas (2008), mestrado em Educação Ambiental (2010) e doutorado em Educação em Ciências(2015) pela Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé, ministrando componentes curriculares da área da Educação para cursos de Licenciatura, Especialização em Neurociências Aplicada à Educação; Especialização em Educação e Diversidade Cultural e Especialização em Educação Ambiental, além de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, tendo o ensino por pesquisa como metodologia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, interdisciplinaridade, educar pela pesquisa, educação estético-ambiental, e formação acadêmico-profissional

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de Julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&category_slug=julho-2015-pdf&Itemid=30192 Acesso em 12/03/2017.
____. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº: 2, de 09 de junho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17625-parecer-cne-cp-2-2015-aprovado-9-junho-2015&category_slug=junho-2015-pdf&Itemid=30192 Acesso em 12/03/2017.
_____. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº 8.752, de 09 de maio de 2016. Dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. Brasília, 2016. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Decreto/D8752.htm#art19 Acesso 12/03/2017.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A formação acadêmico-profissional: compartilhando responsabilidades entre as universidades e escolas. TRAVERSINI, Clarice et al.(Orgs.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, v. 1, p. 253-267.
______. A prática como componente curricular na formação de professores. Educação, Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 203-218, maio/ago. 2011.
DOURADO, Luiz Fernando. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica: concepções e desafios. Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº. 131, p. 299-324, abr.-jun., 2015.
FREIRE, Paulo. Professora sim tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Editora Olho d`Água, 1997.
MELLO, Elena Maria Billig. As Políticas de Valorização e Profissionalização dos Professores da Educação Básica do Estado do Rio Grande do Sul (1995-2006): convergências e divergências. Porto Alegre: POA, 2010, 241 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
PIMENTA, Selma G.; ANASTASIOU, Léa (Orgs.). Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002.
PINTO, Alvaro Vieira. Sete Lições sobre Educação de Adultos. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1987.
Publicado
12-07-2019
Como Citar
MELLO, E. M. B.; SALOMÃO DE FREITAS, D. P. Formação acadêmico-profissional de professores(as). Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 11, n. 20, p. 195-200, 12 jul. 2019.