A construção de saberes docentes no contexto de ações formativas colaborativas

  • Nádia Cristina Guimarães Errobidart Universidade Federal Mato Grasso do Sul - UFMS
  • Paulo Ricardo da Silva Rosa Universidade Federal Mato Grasso do Sul

Resumo

O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no contexto de um subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, com os bolsistas do grupo PIBID-Física da IES. Esses sujeitos participaram de um processo de pesquisa-ação colaborativa vinculado as ações formativas de acompanhamento de projeto, desenvolvimento e testagem de material didático, momentos de estudos e aulas compartilhadas, desenvolvidas num período de 2013 a 2016, no contexto da universidade e de duas escolas parceiras do PIBID. Nos momentos de reflexões sistemáticas, os sujeitos foram incentivados a realizar uma autoinvestigação, materializada em diários e bordo. A análise desses documentos e dos relatos escritos das reuniões semanais, sinalizam que as ações desenvolvidas nesse contexto, quando estruturadas em referenciais formativos, podem contribuir para uma integração significativa dos saberes disciplinares, curriculares e profissionais na prática docente e a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo.

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Biografia do Autor

Paulo Ricardo da Silva Rosa, Universidade Federal Mato Grasso do Sul

Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

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Publicado
12-07-2019
Como Citar
ERROBIDART, N. C. G.; ROSA, P. R. DA S. A construção de saberes docentes no contexto de ações formativas colaborativas. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 11, n. 20, p. 65-88, 12 jul. 2019.