A construção de saberes docentes no contexto de ações formativas colaborativas

Autores

  • Nádia Cristina Guimarães Errobidart Universidade Federal Mato Grasso do Sul - UFMS
  • Paulo Ricardo da Silva Rosa Universidade Federal Mato Grasso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i20.191
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Palavras-chave:

Formação de professores, Saberes docentes, Professor pesquisador

Resumo

O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no contexto de um subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, com os bolsistas do grupo PIBID-Física da IES. Esses sujeitos participaram de um processo de pesquisa-ação colaborativa vinculado as ações formativas de acompanhamento de projeto, desenvolvimento e testagem de material didático, momentos de estudos e aulas compartilhadas, desenvolvidas num período de 2013 a 2016, no contexto da universidade e de duas escolas parceiras do PIBID. Nos momentos de reflexões sistemáticas, os sujeitos foram incentivados a realizar uma autoinvestigação, materializada em diários e bordo. A análise desses documentos e dos relatos escritos das reuniões semanais, sinalizam que as ações desenvolvidas nesse contexto, quando estruturadas em referenciais formativos, podem contribuir para uma integração significativa dos saberes disciplinares, curriculares e profissionais na prática docente e a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo.

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Referências

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Publicado

2019-07-12

Como Citar

ERROBIDART, N. C. G.; ROSA, P. R. da S. A construção de saberes docentes no contexto de ações formativas colaborativas. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 11, n. 20, p. 65–88, 2019. DOI: 10.31639/rbpfp.v11i20.191. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/191. Acesso em: 20 abr. 2024.