A formação de professores: perspectiva histórica e concepções

Autores

  • Alice Yoko Horikawa
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Palavras-chave:

Formação de professores, Formação Técnica, Formação Reflexiva, Formação Crítico-Reflexiva

Resumo

Este trabalho enfoca o tema da formação de professores, considerando, fundamentalmente, a re-lação existente entre a história da instituição escolar e as concepções de formação que foram sendo formu-ladas em razão das demandas sociais que se apresentavam a essa instituição. Nessa perspectiva, com base nos estudos de Marcílio (2005) e Varela (1995), apresenta as repercussões do ensino jesuítico, que marca a origem da instituição escolar em nosso país, na organização de nossas escolas, as críticas formuladas a esse tipo de ensino e as concepções de formação de professor que advieram dessas críticas. Recorre aos estudos de Schön (1998), que propiciam o debate em torno de uma abordagem reflexiva de formação, e de pesquisadores da área da formação, notadamente Contreras (2002), Libâneo (2002), Pimenta (2002) e Gó-mez (1995) que preconizam a formação crítica reflexiva do professor. Nas considerações finais, indicam-se alternativas de atividades de formação crítico-reflexiva, considerando-se a formação inicial e a continuada.

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Publicado

2015-12-31

Como Citar

HORIKAWA, A. Y. A formação de professores: perspectiva histórica e concepções. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 11–30, 2015. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/119. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos