Profissão docente: desafios de uma identidade em crise

Autores

  • Marília Claret Geraes Duran Universidade Metodista de São Paulo
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Palavras-chave:

Função de resistência, Profissão docente, Representações sociais

Resumo

Este trabalho busca compreender tensões e desafios no campo da formação de professores, com o estudo de questões relacionadas às representações sociais de estudantes sobre a escolha pela profissão docente. Insere-se em um projeto maior, coordenado pelo Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade na área da Educação (CIERS-Ed/Fundação Carlos Chagas/FCC), no quadro das investigações do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores (FormAção/CNPq). Parte da problemática das representações sociais de estudantes dos cursos de Pedagogia e da Licenciatura em Letras, destacando aspectos relacionados aos desafios do trabalho docente e da profissão, com ênfase na aceitação e/ou resistência pela escolha da carreira docente. Os estudos registram a lógica da “resistência”, em suas relações com a lógica da “conformidade”, evidenciando a influência hegemônica de um grupo sobre o outro. Tal perspectiva reforça a importância de um olhar mais cuidadoso sobre as representações sociais de estudantes sobre o trabalho docente nos processos de formação, não só para problematizar questões em torno da profissão docente, mas também para compreender a dinâmica e os contextos sociais em que se expressam, ou seja, os espaços de formação e de produção e profissionalização docente.

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Publicado

2010-05-15

Como Citar

DURAN, M. C. G. Profissão docente: desafios de uma identidade em crise. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 46–53, 2010. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/12. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos