Que formação matemática para o professor dos primeiros anos escolares?

Autores

  • Wagner Rodrigues Valente
Abstract views: 232 / PDF downloads: 157

Palavras-chave:

Formação de professores, Matemática elementar, Ensino Fundamental I

Resumo

O texto tem por objetivo analisar historicamente os debates sobre modelos de formação de pro-fessores à luz da organização dos saberes elementares. Em particular, considera-se a matemática. Intenta-se evidenciar que o modo de organização dos saberes elementares matemáticos articula-se com dois modelos de formação de professores herdados do fim do século XIX. O estudo conclui que a convivência conflituosa desses modelos aponta para um movimento pendular que ora assenta-se na lógica interna do saber mate-mático, ora em modos referenciados no sujeito que aprende matemática.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BULLE, N. La pensée pédagogique moderne: entre science et politique. In: JACQUET-FRANCILLON, F.; KAMBOUCHNER, D. (Ed.). La crise de la culture scolaire. Paris: Presses Universitaires de France, 2005.

OLIVEIRA, M. C.; LEME DA SILVA, M. C.; VALENTE, W. R. (Orgs.). O Movimento da Matemática Moderna: história de uma revolução curricular. Juiz de Fora: UFJF, 2011.

RODRIGUES, J. F. Prefácio. In: KLEIN, F. Matemática elementar de um ponto de vista superior. Lisboa: SPM, 2009. v. 1.

SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro.

Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 143-155, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf>. Acesso em: 3 maio 2015.

SCHUBRING, G. Un savant des Lumières, un livre élémentaire pour la République. In: CONDORCET. Moyens d’apprendre a compter sûrement et avec facilite. Paris: Art, Culture, Lecture-Editions, 1988. p. 159-175.

TROUVÉ, A. La notion de savoir élémentaire à l’école. Paris: L’Harmattan, 2008.

TROUVÉ, A. Penser l’élémentaire – la fin du savoir élémentaire à l’école? Paris: L’Harmattan, 2010.

VALENTE, W. R. Elementar. In: ______ (Org.). Cadernos de trabalho. São Paulo: Livraria e Editora da Física, 2015. v. 1.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

VALENTE, W. R. Que formação matemática para o professor dos primeiros anos escolares?. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 73–84, 2015. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/123. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos