O diário de aula como instrumento de reflexão na formação inicial de professores de ciências biológicas

Autores

  • Glaucia Britto Barreiros
  • Dulcinéia Ester Pagani Gianotto

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v8i15.140
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Palavras-chave:

Professor reflexivo, Formação inicial, Diário de aula

Resumo

As experiências na formação inicial norteiam a construção do futuro docente. A prática do es-tágio é de extrema importância para apresentar os dilemas a serem enfrentados no exercício profissional dos licenciandos. Para desenvolver experiências práticas reflexivas, alternativas como a do Programa Ins-titucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foram propostas. Nesse sentido, este artigo apresenta parte de uma pesquisa de mestrado que, entre outros fatores, buscou analisar as contribuições da utiliza-ção do instrumento pedagógico diário de aula para a reflexão da prática no ensino de Biologia, e que tem por objetivo investigar os 19 participantes do PIBID Biologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), identificando nas narrativas dos participantes aspectos relevantes. Com um enfoque qualitativo de nature-za interpretativa e tendo a abordagem reflexiva como principal referencial teórico, pretendeu-se investigar como a ferramenta diário de aula influencia os processos que envolvem a formação inicial de Biologia. Com a análise, pode-se considerar que o diário é potencialmente significativo para o acervo histórico da prática vivenciada, o que contribui para o início de uma atitude reflexiva na formação inicial.

 

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

BARREIROS, G. B.; GIANOTTO, D. E. P. O diário de aula como instrumento de reflexão na formação inicial de professores de ciências biológicas. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 33–56, 2016. DOI: 10.31639/rbpfp.v8i15.140. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/140. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos