Enfrentando desafios da formação docente na pós-graduação: descrição de uma experiência

Autores

  • Thalita Marcolan Valverde
  • Albená Nunes da Silva
  • Denise Alves Perez
  • Gabriel Henrique Campolina-Silva
  • Zulmira Medeiros
  • Cleida Aparecida Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v9i17.152
Abstract views: 995 / PDF downloads: 1024

Palavras-chave:

Pós-graduação, Formação de professores, Estágio de docência, Educação superior

Resumo

Este artigo apresenta descrição e análise da prática pedagógica, buscando trazer contribuições ao enfren-tamento do desafio da formação docente para o ensino superior. O texto dialoga com elementos acerca da formação docente e com diretrizes da legislação em torno dessa temática, como forma de contextualizar a discussão. No relato da experiência, compartilha-se com o leitor todo o processo de concepção, desen-volvimento, aplicação e avaliação de uma disciplina de Estágio Didático de um programa de pós-graduação da área biológica na Universidade Federal de Minas Gerais. As conclusões demonstram que é necessário e possível a formação pedagógica em cursos de mestrado e doutorado, aliando as atividades práticas ine-rentes ao estágio docente em turmas de graduação, com discussões e reflexões teórico-práticas sobre a docência. Esse formato traz benefícios tanto para os alunos da pós-graduação, futuros docentes, quanto para os alunos da graduação.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

VALVERDE, T. M.; SILVA, A. N. da; PEREZ, D. A.; CAMPOLINA-SILVA, G. H.; MEDEIROS, Z.; OLIVEIRA, C. A. Enfrentando desafios da formação docente na pós-graduação: descrição de uma experiência. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 67–84, 2017. DOI: 10.31639/rbpfp.v9i17.152. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/152. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos