Em busca de recomposições da prática pedagógica: as narrativas (auto)biográficas de professores(as)

Autores

  • Natascha Sokolovicz
  • Regina Cely de Campos Hagemeyer

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v9i17.155
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Palavras-chave:

Prática docente, Pesquisa (Auto) biográfica, Contexto Educacional Contemporâneo

Resumo

Este artigo focaliza as percepções dos professores sobre as mudanças contextuais que influenciam os processos pedagógicos na escola contemporânea, das quais decorrem novas necessidades de ensino e formação humana. O estudo foi desenvolvido com base nas teorizações de Costa (2010), Gauthier e Tardif (2010); Hagemeyer (2006; 2014), Nóvoa (2007) e Lévy (1999) e através da metodologia de pesquisa (auto) biográfica, baseada na proposta de formação de Delory-Momberger (2006). A investigação envolveu profes-sores do Ensino Fundamental II, do município de São José dos Pinhais (PR), através de um curso de extensão realizado no Setor de Educação da UFPR. As análises desencadeadas propiciaram a leitura das experiência pessoais e profissionais dos professores, demonstrando tensões, dificuldades e iniciativas, ao acompanhar as mudanças contemporâneas. Evidenciando formas de relacionar-se com o outro, com o mundo e com o conhecimento, recompondo seus saberes e práticas ao constituir-se professores.

 

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

SOKOLOVICZ, N.; HAGEMEYER, R. C. de C. Em busca de recomposições da prática pedagógica: as narrativas (auto)biográficas de professores(as). Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 125–140, 2017. DOI: 10.31639/rbpfp.v9i17.155. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/155. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos