Em foco: A gestão das relações em sala de aula

Autores

  • Maricéa do Sacramento Santos professora da Educação Básica da Rede Pública Estadual (SEE/MG)
  • Carlos Henrique de Gerken Universidade Federal de São João del Rei-MG
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Palavras-chave:

Afetividade, Dificuldade de Aprendizagem, Prática Pedagógica, Sucesso Escolar

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as relações interpessoais estabelecidas entre os atores sociais (professora, alunos e suas famílias) que protagonizam uma prática pedagógica bem-sucedida no contexto de uma escola pública, focalizando a gestão das relações em sala de aula e destacando a afetividade como uma das condições determinantes para a superação de dificuldades de aprendizagens, elevação da autoestima e alcance do sucesso escolar por sujeitos socialmente vulneráveis e fadados ao fracasso em razão de seus históricos escolares anteriores. Baseia-se nos dados do trabalho de pesquisa intitulado Reflexões e prática de uma professora bem-sucedida, apresentado em forma de dissertação de mestrado ao Programa de Pós-Graduação da UFSJ (2010), cujo propósito foi compreender o saber fazer da docente, focalizando os seguintes aspectos: a dimensão institucional, a gestão das relações em sala de aula, o planejamento do trabalho diversificado e a opção pela avaliação diagnóstica da aprendizagem.

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Publicado

2010-12-18

Como Citar

SANTOS, M. do S.; GERKEN, C. H. de. Em foco: A gestão das relações em sala de aula. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 108–120, 2010. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/21. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos