A Escolha pela licenciatura em cursos com Área Básica de Ingresso (ABI)

o caso de Ciências Biológicas da UFSC

  • Matheus D'avila Schmitt Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lúcio Ely Ribeiro Silvério Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Currículo Comum, Formação de Professores, Escolha Profissional

Resumo

Cursos com Área Básica de Ingresso (ABI) são aqueles nos quais o graduando ingressa no Ensino Superior escolhendo apenas a área e após vivenciar um conjunto básico de disciplinas e experiências escolhe entre o bacharelado e a licenciatura. Este trabalho objetivou entender os motivos que levaram os graduandos dos cursos ABI Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina a escolherem a licenciatura e identificar e refletir acerca desse momento. Percebeu-se que o principal fator envolvido na escolha do curso foi a afinidade pela Biologia e que o desejo de atuação como professor, inicialmente, tem pouca influência na escolha. Viu-se que muitos estudantes quando adentram no curso não têm conhecimento da necessidade de escolher uma das formações e que a escolha pela licenciatura pode ocorrer antes do ingresso ou durante a graduação. Quando se dá durante, acontece principalmente próximo da 6º fase e é influenciada por fatores curriculares e pessoais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcio Ely Ribeiro Silvério, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), concluiu sua Especialização em Biologia do Desenvolvimento pela UFSC, Mestrado e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica nesta mesma instituição (PPGECT/UFSC). É professor de Biologia do Colégio de Aplicação/Centro de Educação/UFSC, onde trabalha com Educação Básica e orienta estágios supervisionados na área. Membro do Núcleo de Estudos em Ensino de Genética, Biologia e Ciências - NUEG/UFSC e do grupo de Pesquisa e Educação em Ciências e Biologia - CASULO/UFSC. Tem experiência na área de Ensino de Biologia e Ciências, com ênfase em formação de professores, metodologia de ensino e didática, atuando principalmente em pesquisas relacionadas à prática como componente curricular (PCC), estágio curricular supervisionado e metodologia de ensino de Biologia.

Referências

AGOSTINI, G.; MASSI, L. Atratividade e permanência na carreira docente: um estudo sobre o encaminhamento profissional de licenciandos em química. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, Santa Catarina. Anais… . 2017.
ALLAIN, L. R.; DELGADO, P. C. S.; COUTINHO, F. A. O PIBID e sua relação com a identidade profissional de professores de Biologia em formação: uma abordagem a partir da Teoria Ator-Rede. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, São Paulo. Anais… . 2013.
BÄR, M. V.; CASTRO, L. P. V.; MALACARNE, V. O professor de Ciências em formação: perspectivas profissionais de estudantes de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus de Cascavel. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, São Paulo. Anais… . 2013.
BIASE, E. G. Motivos de escolha do curso de graduação: uma análise da produção científica nacional. Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Educação. 130 p. Campinas 2008.
CARVALHO, F. A.; RODRIGUES, J. L.; SCHEIFELE, A.; OLIVEIRA, A. L.; JUNIOR, E. J. H. A licenciatura em Ciências Biológicas de uma instituição pública do estado do Paraná: Tensões entre perfil profissional e os aspectos curriculares. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, Santa Catarina. Anais… . 2017.
DINIZ-PEREIRA, J. E. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Educação e Sociedade, Campinas, v.20, n.68, p. 109-125, 1999
ECHALAR, A. D. L. F.; CAMARGO, R. M.; LIMA, L. C. S; ECHALAR, J. D. Ciências Biológicas na modalidade à distância, em Goiás: o que motiva os graduandos a escolherem o curso? X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, São Paulo. Anais… . 2015.
FERNANDEZ, T. A. C.; BONTEMPO, G. C.; GOMES, I. J. M. T.; ARAÚJO, J. M; TAVARES, M. G. A identidade dos futuros professores de Biologia: a licenciatura (ainda) desprestigiada. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, São Paulo. Anais… . 2013.
FRASON, M. V.; CAMPOS, L. M. L. A opção pela licenciatura e pela profissão de professor: razões reveladas pelas vozes de licenciandos em Ciências Biológicas. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Universidade Estadual de Campinas, São Paulo. Anais… . 2011.
GATTI, B. A.. Formação de Professores no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, v.31, n.113, p. 1355-1379, out.-dez. 2010.
GATTI, B. A.; TARDUCE, G. L. B. P.; NUNES, M. M. R.; ALMEIDA, P. C. A. Atratividade da carreira docente no Brasil. In: Estudos e Pesquisas Educacionais. São Paulo: Fundação Victor Civita, v. 1, n. 1, 2009.
HICKMAN, J. Opção pela licenciatura no curso de Ciências Biológicas: fatores envolvidos na escolha. Monografia (Conclusão de Curso) - Curso de Ciências Biológicas. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel, 2007.
JÚNIOR, A. J. S.; PRADO, J. V. A Formação de professores de Química e Biologia e a Educação como escolha (ou não) para bolsista do PIBID-UESB campus de Itapetininga-BA; X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, São Paulo. Anais… . 2015.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo. A pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Editora Pedagógica e Universitária LTDA, São Paulo. 1986. 99 p.
MEC, 2018. Consulta do cadastro detalhado das Instituições de Ensino Superior. Ministério da Educação. Disponível em: Acesso em: 29 de maio de 2018.
MIRANDA, C. L.; LISBÔA, J. C. F.; REZENDE, D. B. A Licenciatura por acaso: motivações para o ingresso em um curso de Licenciatura e Bacharelado em Química. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, São Paulo. Anais… . 2015.
PARDAL, L. A.; MENDES, A. N.; MARTINS, A. M.; GONÇALVES, M.; PEDRO, A. P. Identidade e trabalho docente: representações sociais de futuros professores. In: SOUSA, C. P.; PARDAL, L. A.; VILLAS BÔAS, L. P. S. (Org.). Representações Sociais sobre o Trabalho Docente. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2006, 316p.
PEIXOTO, D. M.; SOUSA, R. M.; CHAVES, S. M.; BARRIO, J. B. M. Biólogo Professor ou Professor de Biologia? Análise dos Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas de Goiás. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, Santa Catarina. Anais… . 2017.
SAMPAIO, C. E. M.; SOUSA, C. P.; SANTOS, J. R. S.; PEREIRA, J. V.; PINTO, J. M. R.; OLIVEIRA, L. L. N. A.; MELLO, M. C.; NÉSPOLI, V. Estatísticas dos professores no Brasil. Revista Brasileira de estudos Pedagógicos. v. 83, n. 203/204/205, p. 85-120, 2002.
SANTOS, M.; TAVARES, D.; FREITAS, D. A escolha da profissão professor - Uma história envolvendo o passado. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, São Paulo. Anais… . 2013.
SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista brasileira de educação, v. 140, n. 40, jan./abr. 2009.
SILVA, Tomás Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Editora autêntica: Belo Horizonte, Minas Gerais. 2007.
SILVA, T. G. R.; DUSO, L. Prática pedagógica como componente curricular: uma avaliação dos alunos do curso de Ciências Biológicas da UFSC. In: Encontro Regional de Ensino de Biologia, 5., 2011, Londrina. Anais… 2011.
SILVEIRA, V. F.; SILVA, I. F.. Graduação, a escolha entre licenciatura e bacharelado. 2009. 7p. Disponível em:
TOLENTINO, P. C.; ROSSO, A. J. O currículo e as práticas cotidianas na representação da identidade dos licenciandos em Ciências Biológicas da UEPG. III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia - IX EDUCERE. PUCPR, Anais... 2009
UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Curso de Ciências Biológicas. Proposta de Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC. Florianópolis, 2005. Disponível em: . Acesso em: 29 de maio de 2018.
UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Página do curso de Ciências Biológicas da UFSC que traz informações sobre o curso. Florianópolis, 2018a. Disponível em: Autoria desconhecida. Acesso em 29 de abril de 2018.
UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Currículo dos cursos diurnos de Ciências Biológicas da UFSC. Florianópolis, 2018b. Disponível em: Acesso em 09 de novembro de 2018.
VALLE, I. R. Carreira do magistério: uma escolha profissional deliberada? Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 87, n. 216, mai/ago 2006, p. 178-187
Publicado
02-09-2019
Como Citar
SCHMITT, M. D.; SILVÉRIO, L. E. R. A Escolha pela licenciatura em cursos com Área Básica de Ingresso (ABI). Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 11, n. 21, p. 105-120, 2 set. 2019.