Reformulação de cursos de licenciatura na Bahia: interesses e desafios subjacentes

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DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i21.226
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Resumo

Este artigo traz os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar os principais desafios enfrentados por três Instituições de Ensino Superior – IES da Bahia, para reformular os cursos de licenciatura, com destaque para o curso de Pedagogia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com coordenadores e docentes do referido curso. Os resultados demonstraram que as reformulações foram realizadas a partir da influência das agências internacionais que exigem a elaboração de políticas educacionais de formação docente e adequação curricular nas licenciaturas para atender o mercado. Mas também, merecem atenção a falta de interesse dos alunos pelas licenciaturas devido à falta de garantia de retorno financeiro, além das condições sociais e econômicas desfavoráveis de grande parte desses discentes que necessitam de um olhar das políticas públicas para garantir o acesso e permanência para concluírem a formação inicial.

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Publicado

2019-08-30

Como Citar

SANTOS, A. R. dos; CARDOSO, E. A. M.; NUNES, C. P. Reformulação de cursos de licenciatura na Bahia: interesses e desafios subjacentes. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 11–30, 2019. DOI: 10.31639/rbpfp.v11i21.226. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/226. Acesso em: 13 out. 2024.