A representação do(a) professor(a) de Educação Física: imagens disponibilizadas nos websites das licenciaturas de universidades brasileiras

Autores

  • João Pedro Goes Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba
  • Rosa Aparecida Pinheiro Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i21.234
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Palavras-chave:

Formação inicial, Representação, Educação Física

Resumo

O presente artigo busca apreciar as representações dos(as) professores(as) licenciados(as) em Educação Física nos sites das graduações mais bem pontuadas do Brasil a partir das avaliações do MEC. Para tanto, separou-se ao todo 7 universidades que oferecem o curso e analisou-se as imagens utilizadas em seus respectivos websites para retratar o(a) profissional do campo. A partir de um aporte teórico na perspectiva dos Estudos Culturais, foi inferido sobre a escassa representação do(a) professor(a) licenciado(a) em situação escolar, o que, defende-se, é um possível vetor de força que contribui para a fortificação de uma identidade cultural ginástico-esportivista e para a afirmação da vertente educacional como pouco prioritária no campo.

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Publicado

2019-08-30

Como Citar

GOES, J. P.; PINHEIRO, R. A. A representação do(a) professor(a) de Educação Física: imagens disponibilizadas nos websites das licenciaturas de universidades brasileiras. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 137–148, 2019. DOI: 10.31639/rbpfp.v11i21.234. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/234. Acesso em: 13 out. 2024.