Formação inicial de professores para a educação básica em uma universidade tecnológica

Trajetórias de reformulação das licenciaturas numa perspectiva colaborativa

  • Flávia Dias de Souza UTFPR
  • Luís Maurício Martins de Resende UTFPR
Palavras-chave: Fórum de Licenciaturas; Universidade Tecnológica; Trabalho Colaborativo.

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar o processo de reformulação das licenciaturas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, decorrente das diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica, definidas na Resolução CNE No 02/2015 e do movimento institucional que alicerçou esse processo, numa perspectiva colaborativa. Para isso, apresenta-se aspectos históricos da constituição da universidade tecnológica, sua história voltada à formação de professores e origem das licenciaturas na universidade. Em seguida, discute-se as políticas de gestão 2016/2020daPró-Reitoria de Graduação da UTFPR que, no intuito de articular suas políticas institucionais à necessidade de fortalecimento da identidade das licenciaturas, propõeos Fóruns dos Cursos de Licenciaturas– ForLic. É nesse movimento que se dá a construção de uma Política Institucional de Formação de Professores, como compromisso para a melhoria da educação pública e de sua articulação com a comunidade, contexto em que se dá a criação da Comissão para Formação de Professores para a Educação Básica na UTFPR. No conjunto de princípios que norteiam a constituição dessas políticas, destacam-se os eixos: articulação com a educação básica,educação inclusiva, tecnologias na formação de professores e no contexto da universidade.

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Biografia do Autor

Flávia Dias de Souza, UTFPR

Doutora em Educação (USP). Professora Adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Assessora para Licenciaturas da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (UTFPR).

Luís Maurício Martins de Resende, UTFPR

Doutor em Engenharia Mecânica (UFSC). Professor Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional (UTFPR).

Referências

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Publicado
30-08-2019
Como Citar
SOUZA, F. D. DE; RESENDE, L. M. M. DE. Formação inicial de professores para a educação básica em uma universidade tecnológica. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 11, n. 21, p. 31-40, 30 ago. 2019.