Avances y deudas pendientes en los intentos de transformación de las instituciones de formación docente en America Latina

  • Paula Alejandra POGRÉ Universidad Nacional de General Sarmiento. UNGS

Resumo

Nos últimos vinte anos, mantivemos grandes expectativas sobre como outro tipo de instituição de treinamento poderia se tornar um arquiteto fundamental para promover e sustentar a inovação dos sistemas educacionais. Os processos de transformação da formação de professores na região tiveram múltiplos avanços, mas também sofreram reveses. Neste artigo, analisamos alguns desses processos, questionamos o conceito de inovação e tentamos propor alguns nós críticos para continuar pensando. Sabemos que existem muitos fatores que afetam as dificuldades na introdução de mudanças desejadas e desejáveis ​​na formação de professores. Entre eles, a instabilidade política de nossos países, as tradições enraizadas no ensino e na formação de professores e as representações sobre a profissão são combinadas de diferentes maneiras, configurando cenários complexos e diversos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
21-02-2020
Como Citar
POGRÉ, P. A. Avances y deudas pendientes en los intentos de transformación de las instituciones de formación docente en America Latina. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 12, n. 23, p. 21-32, 21 fev. 2020.