Formação e práticas decoloniais de professores formadores: contrariando o instituído

Autores

  • Sandra Maria Nascimento de Mattos UFRRJ
  • José Roberto Linhares Mattos, Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i26.334
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Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar práticas docentes decoloniais de professores formadores que transgridem o que está instituído em suas salas de aula. Essas práticas envolvem o encontro cultural com suas variadas possibilidades para promover o ensino e a aprendizagem significativa dos alunos. A formação inicial e continuada tem participação nessa modificação de olhar e influem diretamente na prática docente, quando esses professores, futuros ou atuantes, adquirem conhecimentos sobre determinadas maneiras, tais como a etnomatemática, para auxiliar a sua prática docente. É o desenvolvimento, de certa forma, da insubordinação criativa, maneiras de insurgências que contribuem para refletir sobre a estruturação da colonialidade do poder, do ser e do saber. A metodologia utilizada foi tipo etnográfica com imersão in lócus e realização de rodas de conversa, resultando em experiências enriquecedoras. A pesquisa aponta que estratégias de ensino diversificadas promovem aprendizagens mais eficazes e modificam a atuação dos professores.

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

NASCIMENTO DE MATTOS, S. M.; MATTOS, J. R. L. Formação e práticas decoloniais de professores formadores: contrariando o instituído. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 17–30, 2021. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i26.334. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/334. Acesso em: 14 out. 2024.