Quando as crianças viadas interpelam a docência

Autores

  • Paulo Nogueira Faculdade de Educação da UFMG

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.341
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Resumo

O presente ensaio se propõe a pensar as relações de gênero e aspectos da diversidade sexual a partir das contribuições de um episódio televisivo, um texto de Eve Sedgwick e outro de Giancarlo Cornejo: enunciações em torno dos meninos efeminados. Postulamos que nos debruçarmos sobre as “crianças viadas” pode nos ajudar a compreender as hierarquias de gênero que provocam e sustentam as assimetrias entre distintas posições. Assim, a partir desse analisador, interroga-se a escola e a formação de professores e professoras para pensarmos como nos posicionarmos frente a essas crianças como expressões da diferença.

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Publicado

2020-08-07

Como Citar

NOGUEIRA, P. Quando as crianças viadas interpelam a docência. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 12, n. 24, p. 105–120, 2020. DOI: 10.31639/rbpfp.v12i24.341. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/341. Acesso em: 29 mar. 2024.