Formação continuada de professores: reflexões sobre o desenvolvimento do raciocínio multiplicativo no ciclo de alfabetização

Autores

  • Eliane Kiss de Souza SENAI
  • Beatriz Vargas Dorneles Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Sérgio Roberto Kieling Franco Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.407
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Palavras-chave:

Formação Continuada de Professores. Raciocínio Multiplicativo. Desenvolvimento dos Alunos.

Resumo

RESUMO: Neste artigo analisa-se a eficácia da formação continuada de professores através dos resultados de grupos experimentais A, B e grupo controle, em relação ao desempenho dos alunos do 3º ano do ensino fundamental na resolução de situações-problema com distribuição/partição e multiplicação. Para tal, foi desenvolvido para os grupos experimentais A e B um processo de formação sobre o desenvolvimento do raciocínio multiplicativo a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, coletados na aplicação de um pré-teste. Verificou-se o efeito da formação continuada ao comparar o emprego de estratégias e o percentual de acerto dos alunos no pré-teste e nos pós-teste 1 e 2, com análise qualitativa e quantitativa. Os resultados evidenciaram que o processo de formação continuada junto ao grupo experimental B, com participação espontânea dos professores, contribuiu na construção coletiva dos saberes docentes e no desempenho dos alunos.

 

PALAVRAS-CHAVE: Formação Continuada de Professores. Raciocínio Multiplicativo. Desenvolvimento dos Alunos.

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

KISS DE SOUZA, E.; DORNELES, B. V. .; FRANCO, S. R. K. . Formação continuada de professores: reflexões sobre o desenvolvimento do raciocínio multiplicativo no ciclo de alfabetização. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 261–278, 2020. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i25.407. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/407. Acesso em: 28 mar. 2024.