A Formação Continuada em um Programa de Residência Docente: A Experiência da UFJF

Autores

  • Angelica Cosenza Rodrigues UFJF
  • Juliana Madalena Trifilio Dias UFJF
  • Cassiano Caon Amorim UFJF
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Palavras-chave:

Formação docente. Residência docente. Experiência da UFJF

Resumo

A formação de professoras/es tem sido objeto de estudos aprofundados na busca por avanços na construção do saber que articula o conhecimento das diversas áreas, pela defesa da profissionalização docente e pela qualidade formativa no âmbito das instituições de ensino superior. Nessa direção, no ano de 2019, a UFJF cria o Programa de Residência Docente (RD), que constitui-se a partir de uma política institucional de formação de professoras/es alinhada ao Projeto Pedagógico Institucional das Licenciaturas (UFJF, Resolução nº 111/Congrad), à Resolução CP/CNE 2/2015 e ao Plano Nacional de Educação (2014-2024). Assim, este artigo se propõe a relatar os processos que alicerçam a implantação do Programa de Residência Docente (RD) na Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Compreendemos que a consolidação do Programa RD responde a uma necessidade premente nas IFES, direcionada à melhoria permanente da qualidade social da educação e à valorização e dignidade profissional docente.

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Referências

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

COSENZA RODRIGUES, A.; MADALENA TRIFILIO DIAS, J. .; CAON AMORIM, C. A Formação Continuada em um Programa de Residência Docente: A Experiência da UFJF. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 31–42, 2020. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/435. Acesso em: 4 nov. 2024.