Práticas profissionais e Formação Docente: Reconhecimento das sexualidades no contexto da Educação Física.

Autores

  • Marco Antonio TORRES Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP/Professor Adjunto
  • Agnes Vasconcelos ARREGUY Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP/Mestranda
  • Vítor Luiz Rocha RODRIGUES Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP/Graduando

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i27.440
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Palavras-chave:

Educação Física, Lgbtfobia, Formação Docente, Reconhecimento

Resumo

O presente artigo analisou como as noções sobre gênero e sexualidades têm emergido no contexto da Educação Física. Para isto foi realizado um levantamento bibliográfico para situar o debate acadêmico sobre a questão. Também foram feitas entrevistas semiestruturadas com professores (as) dessa disciplina. As análises dialogaram com a noção de reconhecimento de Judith Butler (2015) e com um escopo teórico pertinente a essa perspectiva. As análises apontam um número reduzido de pesquisas diante dos debates já realizados na área da Educação, de modo específico naqueles trabalhos que analisam a formação docente. As entrevistas indicaram uma apropriação incipiente de noções que se referem a gênero e sexualidades entre docentes da disciplina. Estes (as) profissionais apontam uma discussão mínima dessas noções nos processos de formação docente. Por fim, as análises finais indicam que esse contexto produz formas precárias de reconhecimento acerca dos direitos LGBTQIA+, algo que prejudica a produção de uma crítica à cisheteronormatividade e dificulta um enfrentamento mais efetivo da lgbtfobia no contexto da disciplina.

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Publicado

2021-09-15

Como Citar

TORRES, M. A.; ARREGUY, A. V.; RODRIGUES, V. L. R. . Práticas profissionais e Formação Docente: Reconhecimento das sexualidades no contexto da Educação Física. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 73–86, 2021. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i27.440. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/440. Acesso em: 29 mar. 2024.