Marli André – Pessoa singular, professora, pesquisadora, acadêmica, nos campos da didática e da formação de professores

Autores

  • Maria Rita Neto Sales Oliveira Cefet-MG, UFMG

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i28.516
Abstract views: 342 / PDF downloads: 599

Palavras-chave:

Marli André. Didática e Formação de Professores. Pesquisa em educação.

Resumo

Este texto tem por objetivo homenagear Marli André, abordando aspectos da sua obra particularmente nos campos da Didática e da Formação de Professores. Além das marcas de uma parceria comum, teve-se como fonte produção intelectual da Marli e de autores cujas publicações tratam da obra em pauta. De início, apresentam-se aspectos do trabalho realizado por ela em espaços da administração, do ensino, da pesquisa e extensão na área educacional. Em seguida, faz-se uma leitura daquela produção, indicando algumas das suas características: coerência no compromisso com a inclusão educacional; pesquisa como fator de organicidade entre os campos de estudo mencionados e a interação entre eles; ênfase na pesquisa etnográfica; participação expressiva na constituição histórica dos campos de estudo em pauta. Termina-se afirmando o caráter coletivo e educativo do trabalho da Marli cujo legado marcam e continuarão marcando a área da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Downloads

Publicado

2021-12-01

Como Citar

OLIVEIRA, M. R. N. S. Marli André – Pessoa singular, professora, pesquisadora, acadêmica, nos campos da didática e da formação de professores. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 57–66, 2021. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i28.516. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/516. Acesso em: 13 out. 2024.