O Programa para Reforma Educacional na América Latina e Caribe (PREAL) e a política e formação docente no Brasil na década de 1990

Autores

  • Adriana da Cunha Werlang Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
  • Edaguimar Orquizas Viriato Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
Abstract views: 577 / PDF downloads: 922

Palavras-chave:

PREAL, Formação de Professores, Trabalho Docente, Política Educacional, Reforma do Estado

Resumo

O artigo resulta da dissertação intitulada As políticas públicas de formação dos professores no Brasil a partir da LDB 9.394/96 e sua relação com o Programa para Reforma Educacional na América Latina e Caribe (PREAL). Ele pretende refletir acerca da influência desse programa na política de formação de professores e, para tanto, toma como referência os documentos: O futuro está em jogo. 

(1998); Ficando para trás (2001); Quantidade sem qualidade (2006) e Saindo da inércia (2009). A análise foi construída mostrando alguns aspectos interligados entre a proposição dos documentos e a reforma administrativa do Estado brasileiro, a produção do capital humano e a precarização do trabalho docente. Entre outros aspectos, os referidos documentos apontam para a responsabilidade dos professores pelo próprio desempenho profissional, enfatizando a deficiência dos cursos de formação docente e revelando a necessidade de aperfeiçoamento constante, preferencialmente no próprio emprego, como forma de compensar as inadequações da formação inicial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-06-20

Como Citar

DA CUNHA WERLANG, A.; ORQUIZAS VIRIATO, E. O Programa para Reforma Educacional na América Latina e Caribe (PREAL) e a política e formação docente no Brasil na década de 1990. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 10–23, 2018. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/52. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos