A formação inicial de professores de línguas estrangeiras no 3º ciclo do Ensino Básico e o Ensino Secundário em Portugal

Perspetiva histórica e enquadramento legal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.658
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Palavras-chave:

Formação inicial, Línguas estrangeiras, Ensino secundário, Portugal, Legislação educativa

Resumo

A importância da formação inicial de professores para uma educação de qualidade é inegável. De facto, a formação docente é por vezes considerada como uma panaceia para os problemas educativos, no entanto frequentemente é alvo de críticas. Esta contradição também é visível em Portugal e a procura de um modelo formativo mais eficaz manifesta-se nas várias iniciativas legisladas ao longo das últimas três décadas. Este artigo descreve a evolução da formação inicial de profesores neste país, especialmente no ensino das línguas estrangeiras no secundário, com base numa análise do seu respectivo enquadramento legal e no trabalho de especialistas reconhecidos, com o objectivo de compreender como se chegou ao actual modelo de formação, destacando os marcos mais significativos em termos da sua organização, áreas científicas e condições de acesso à carreira docente.

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

PAZOS ANIDO, M. A formação inicial de professores de línguas estrangeiras no 3º ciclo do Ensino Básico e o Ensino Secundário em Portugal: Perspetiva histórica e enquadramento legal. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 31, p. 109–124, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i31.658. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/658. Acesso em: 29 abr. 2024.