ENTRE O ESPECÍFICO E O PEDAGÓGICO: ASPECTOS DO CONHECIMENTO DA DOCÊNCIA NA MATRIZ CURRICULAR NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA E PEDAGOGIA

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DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i34.736
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Palavras-chave:

Formação de Professores, Conhecimento para o ensino, Análise documental

Resumo

Apresento a análise de ementas de disciplinas da licenciautra em Matemática e Pedagogia, a qual constituiu uma das etapas da pesquisa que desenvolvi no doutorado. Os resultados tomam como fonte de produção de dados a análise documental de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC’s) de Universidades públicas e privadas do estado de Mato Grosso do Sul (MS) em relação as aspectos do conhecimento da docência. O referencial teórico explora as bases de conhecimento para o ensino com destaques para o conhecimento específico e pedagógico de conteúdo. Faço referência, na seção metodológica, às docentes egressas dos cursos, haja vista que este processo transcorreu em decorrência do trabalho com um grupo de professoras iniciantes e suas relações com a Matemática. Os resultados indicam que a formação de professores, em ambas licenciaturas, carece de uma maior articulação entre o específico e pedagógico, sinalizando a necessidade pensar o lugar da docência e das práticas pedagógicas.

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Publicado

2024-02-09

Como Citar

CIRÍACO, K. ENTRE O ESPECÍFICO E O PEDAGÓGICO: ASPECTOS DO CONHECIMENTO DA DOCÊNCIA NA MATRIZ CURRICULAR NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA E PEDAGOGIA. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 15, n. 34, p. 49–69, 2024. DOI: 10.31639/rbpfp.v15i34.736. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/736. Acesso em: 28 abr. 2024.