Professores em início de carreira: políticas públicas no contexto da América Latina

Autores

  • Angelita A. Azevedo
  • Célia Maria Fernandes
  • Regina Magna Bonifácio
Abstract views: 718 / PDF downloads: 478

Palavras-chave:

Professor Iniciante, Políticas Públicas, Brasil, América Latina

Resumo

Uma abordagem importante de investigação que a literatura tem nos apresentado acerca da profissão docente é aquela relacionada ao professor iniciante. Essa etapa da vida profissional geralmente é vivenciada com grandes dificuldades pelos professores, que associam essa fase da carreira a sentimentos como solidão, angústias, agruras. O presente estudo visou identificar políticas públicas de apoio ao professor em início de carreira, no Brasil e em outros países da América Latina. Pôde-se constatar que existem programas em alguns países, mas, que tais experiências ocorrem de maneira pontual e isolada, não se constituindo em uma política efetiva de apoio ao professor nessa fase da carreira. Diante disso, reafirmamos que a formação dos professores, para todos os níveis e modalidades de ensino, necessita ser profundamente revista, discutida e modificada a partir de concepções que efetivamente contribuam com a construção de um perfil profissional docente à altura dos desafios que a realidade educacional nos coloca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

AZEVEDO, A. A.; FERNANDES, C. M.; BONIFÁCIO, R. M. Professores em início de carreira: políticas públicas no contexto da América Latina. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 31–44, 2014. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/84. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos