Professores em formação em ciências da natureza: um estudo acerca da atuação de cegos congênitos em atividades científicas

Autores

  • Estéfano Vizconde Veraszto
  • Eder Pires Camargo
  • Nonato Assis Miranda
  • José Tarcísio Franco Camargo
Abstract views: 505 / PDF downloads: 441

Palavras-chave:

formação de professores, conceitualização em ciências, cegueira congênita, trabalho científico

Resumo

O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que investiga como alunos de licenciaturas em Física, Química e Biologia entendem a percepção de cegos congênitos sobre fenômenos naturais e o processo de conceitualização em ciências. Esse objetivo fundamenta-se no fato de que todo processo inclusivo deve levar em consideração que as diferenças individuais devem ser reconhecidas e aceitas por toda a sociedade, sendo os pilares para a construção de uma nova abordagem didática e pedagógica no ambiente escolar. Neste trabalho serão apresentados resultados da primeira etapa da pesquisa que buscou identificar, por meio da Análise de Conteúdo, as percepções de professores em formação na área de Ciências da Natureza acerca da possibilidade de realização de trabalho científico por cegos congênitos. De maneira específica, a pesquisa foi realizada com cinquenta e três estudantes dos anos finais de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Química, em duas universidades públicas; uma federal e outra estadual. Foi aplicado um questionário e as respostas analisadas foram classificadas e categorizadas. A partir dos dados obtidos, foram criadas doze categorias de análise e os resultados indicaram que os graduandos entrevistados julgam possível a realização de atividade científica por indivíduos cegos. As categorias criadas auxiliarão trabalhos futuros de elaboração de um instrumento de pesquisa maior destinado a investigar a percepção de cegos congênitos sobre fenômenos naturais e o processo de conceitualização em ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

VERASZTO, E. V.; CAMARGO, E. P.; MIRANDA, N. A.; CAMARGO, J. T. F. Professores em formação em ciências da natureza: um estudo acerca da atuação de cegos congênitos em atividades científicas. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 69–86, 2014. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/87. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos