Da formação inicial ao desenvolvimento profissional docente: análises e reflexões sobre os processos formativos

Autores

  • Marielda Ferreira Pryjma
  • Maria Sílvia Bacila Winkeler
Abstract views: 1787 / PDF downloads: 3863

Palavras-chave:

Formação docente, Desenvolvimento profissional, Processos formativos.

Resumo

Este artigo analisa os elementos constituintes da formação de professores e do desenvolvimento profissional docente. A reflexão parte da formação inicial e contínua e segue apresentando como o desenvolvimento profissional ocorre a partir desses processos formativos. Dessa forma, os objetivos deste estudo voltaram-se para distinguir os elementos constituintes da formação de professores em relação à formação inicial, à formação contínua e ao desenvolvimento profissional docente; identificar as necessidades específicas da formação inicial e do desenvolvimento profissional; assinalar as características essenciais de programas de desenvolvimento profissional eficazes. Os principais autores que sustentam as análises aqui propostas são Formosinho (2009), Marcelo (1999), Flores (2003), Day (2001) e Oliveira-Formosinho (2009). A pesquisa bibliográfica conduziu o desenvolvimento do estudo e a abordagem qualitativa possibilitou a análise do material coletado para analisar o objeto proposto. As análises indicam que a formação inicial é uma etapa que permite a constituição profissional do sujeito; a formação contínua é um processo permanente de estudo e entendimento da prática que possibilita compreender as diferentes situações que ocorrem em sala de aula; e o desenvolvimento profissional requer que a ação do professor ocorra para que a partir da experiência produza-se a análise e a reflexão advindos dessa prática possibilitando que o desempenho profissional docente se aprimore. Os resultados obtidos ampliaram a compreensão sobre a formação de professores, suas especificidades, os programas de desenvolvimento profissional docente e as possíveis dicotomias que incidem nesses programas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-31

Como Citar

PRYJMA, M. F.; WINKELER, M. S. B. Da formação inicial ao desenvolvimento profissional docente: análises e reflexões sobre os processos formativos. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 23–34, 2014. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/102. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.