Necessidades formativas dos professores iniciantes: temáticas prioritárias para a formação continuada

Autores

  • Miriane Zanetti Giordan
  • Márcia de Souza Hobold
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Palavras-chave:

Formação continuada, Professor iniciante, Necessidades formativas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo indicar as necessidades formativas dos professores iniciantes da rede municipal de ensino de uma cidade da região Sul do Brasil. É uma pesquisa de cunho qualitativo, que utilizou a entrevista semiestruturada como instrumento para a coleta dos dados juntamente a 22 professores iniciantes dos anos finais do ensino fundamental. Os principais aportes teóricos que fundamentaram os dados desta investigação são: Marcelo Garcia (1999, 2009), Romanowski (2007, 2012) e Romanowski e Martins (2013). Os resultados revelaram que os professores solicitam que lhes sejam ofertados mais momentos de formação continuada e que sejam priorizadas as trocas de ideias/experiências com os professores mais experientes. Destacam como temáticas prioritárias para essa formação continuada em serviço o uso de tecnologias e a inclusão de alunos com deficiência e explicitam que gostariam que fossem ouvidas suas reais necessidades formativas ao planejar os momentos de formação.

 

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Publicado

2015-06-30

Como Citar

GIORDAN, M. Z.; HOBOLD, M. de S. Necessidades formativas dos professores iniciantes: temáticas prioritárias para a formação continuada. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 7, n. 12, p. 49–66, 2015. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/113. Acesso em: 14 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos