Formação de professores na América: notas sobre história comparada da educação no século XX

Autores

  • José Rubens Lima Jardilino Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Abstract views: 485 / PDF downloads: 251

Palavras-chave:

Formação de professores, História da educação, Instituições escolares

Resumo

O presente artigo é fruto de uma investigação sobre modelos de formação de professores empreendido nas escolas normais no eixo sul-norte (Brasil e Canadá), considerando o período de 1930 a 1970 no qual se busca compreender, por meio de uma abordagem comparada, como esses modelos de formação na América, implementados por essas instituições escolares para a formação de mestres-escola contribuíram, em cada contexto específico com suas semelhanças e distanciamentos, para o projeto de nação que naquele período se constituía e se consolidava em cada país. O objetivo do trabalho é apresentar duas experiências americanas de formação de professores, analisando-as a partir de três eixos que determinamos como unidades de análises: rural-urbano; laicidade-religiosidade; formação técnica-formação humanista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-05-15

Como Citar

JARDILINO, J. R. L. Formação de professores na América: notas sobre história comparada da educação no século XX. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 54–67, 2010. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/13. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos