Desafios da formação docente:

o curso de pedagogia da Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ)

  • Helena Fontoura UERJ
Palavras-chave: Formação de professores; curso de Pedagogia; Diretrizes Curriculares Nacionais.

Resumo

A formação do professor para atuar na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental é preocupação constante nas instituições formadoras de docentes. O texto aqui apresentado, uma investigação exploratória, tem o objetivo de compartilhar reflexões acerca do processo de reformulação do curso de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ). Durante os anos de 2106 e 2017, um grupo de professoras e professores trabalhou, tendo como referência as Diretrizes Curriculares Nacionaispara a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério (BRASIL, 2015), no sentido de reformular o referido curso. Processo construído coletivamente, produziu um curso de acordo com as diretrizes, mas principalmente em consonância com docentes e discentes da instituição, com nossa realidade conjuntural e com princípios de uma educação democrática, pública e de qualidade que sempre foi nossa marca.

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Publicado
02-09-2019
Como Citar
FONTOURA, H. Desafios da formação docente:. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 11, n. 21, p. 57-70, 2 set. 2019.