Desafios da formação docente: o curso de pedagogia da Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ)

Autores

  • Helena Fontoura UERJ

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i21.229
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Palavras-chave:

Formação de professores, Curso de Pedagogia, Diretrizes Curriculares Nacionais

Resumo

A formação do professor para atuar na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental é preocupação constante nas instituições formadoras de docentes. O texto aqui apresentado, uma investigação exploratória, tem o objetivo de compartilhar reflexões acerca do processo de reformulação do curso de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ). Durante os anos de 2106 e 2017, um grupo de professoras e professores trabalhou, tendo como referência as Diretrizes Curriculares Nacionaispara a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério (BRASIL, 2015), no sentido de reformular o referido curso. Processo construído coletivamente, produziu um curso de acordo com as diretrizes, mas principalmente em consonância com docentes e discentes da instituição, com nossa realidade conjuntural e com princípios de uma educação democrática, pública e de qualidade que sempre foi nossa marca.

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Publicado

2019-09-02

Como Citar

FONTOURA, H. Desafios da formação docente: o curso de pedagogia da Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ). Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 57–70, 2019. DOI: 10.31639/rbpfp.v11i21.229. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/229. Acesso em: 13 out. 2024.